Antigo executivo da EDP é o novo Chief Marketing Officer da Cleanwatts
José Queirós de Almeida é o novo Chief Marketing Officer da Cleanwatts, empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais para um futuro mais sustentável e sem carbono. Em comunicado, a Cleanwatts adianta que a contratação surge em linha com o percurso de crescimento internacional da organização que aponta agora as agulhas aos mercados para lá de Portugal.
O novo CMO diz estar «entusiasmado com a oportunidade de servir uma nova marca de energia limpa, que está a revolucionar o sector, trazendo serviços inovadores de eficiência energética e energia renovável para empresas e comunidades locais». Segundo José Queirós de Almeida, as soluções da empresa que agora integra permitem abordar os serviços de energia «de uma forma disruptiva e positiva, de modo a assegurar que os beneficiários da transição energética sejam as empresas e as comunidades em todo o Mundo».
José Queirós de Almeida é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, tem um MBA com especialização em Marketing do The Lisbon MBA e integrou o International MBA Program da UCLA – Anderson Management School. Além disso, encontra-se neste momento a concluir o doutoramento em Gestão pela Nottingham Trent University.
Quanto ao seu percurso profissional, o executivo iniciou a sua carreira em advocacia, mas acabou por traçar um caminho na energia. Foi director do Departamento Legal do OMIP/Omiclear (no âmbito do Mibel – Mercado Ibérico de Electricidade), sendo depois convidado a assumir funções de chefe de gabinete do presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP até 2012.
Soma ainda experiência como director de Marketing e Vendas da Casa Inteligente da EDP, de onde saiu para desenvolver uma unidade de negócios de novos serviços de energia na maior empresa de energia dos Bálticos, a Eesti Energia.