Anje premeia os melhores vídeos sobre o Porto criativo

poroAté 10 de Outubro estão abertas as candidaturas ao Portivity, uma nova competição multimédia, que visa premiar os melhores “short films” sobre o Porto criativo. Lançando o repto às comunidades ligadas à produção audiovisual e às artes digitais, a Associação Nacional de Jovens Empresários – Anje pretende reconhecer vídeos que representem a dinâmica das Indústrias Criativas no Norte do país, e no Porto em particular. “Uma Atitude de Moda”, “Lugares de Arquitectura” e “A Cidade com Vida” são os motes das três categorias do galardão. O montante global de prémios é de 21 mil euros e na selecção dos vencedores conta o know-how da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, parceira da iniciativa.

«Os vídeos devem ser a expressão de uma cidade repleta de projectos e espaços onde a arte, o design, a tecnologia e o negócio se fundem de um modo inovador. Em destaque estão as áreas-chave das Indústrias Criativas que a ANJE pretende promover no âmbito desta acção do projecto Porto Show Time. Numa altura em que os vídeos virais ultrapassam fronteiras e despertam atenções para as mais variadas mensagens, o Portivity ambiciona ainda captar em vídeo as boas ideias e o rasgo criativo da região Norte, num registo inspirador, que possa despoletar um movimento de criatividade e inovação», informa a associação.

O desafio lançado pelo Portivity consiste na interpretação de três categorias: “Uma Atitude de Moda” e “Lugares de Arquitectura” e “A Cidade com Vida”. Cada categoria prevê a atribuição de prémios aos três primeiros lugares: 5.000 euros para o melhor vídeo e 1.500 euros para os segundo e terceiro classificados. A sessão de entrega de prémios e respectiva exibição dos trabalhos vencedores acontece no Espaço Bloom Portugal Fashion, aquando da próxima edição nacional do evento, em Outubro.

Os “short films” serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: criatividade e originalidade; qualidade e potencial da narrativa, da linguagem e da estética da obra; e representatividade das Indústrias Criativas do Norte. O Portivity dá total liberdade aos candidatos quanto ao género de filme a apresentar, aceitando os formatos de documentário, ficção, animação ou ainda de vídeo experimental ou musical. As candidaturas devem ser enviadas por correio, para a morada da Sede Nacional da ANJE (Casa do Farol, Rua Paulo da Gama, 4169-006 Porto). O regulamento, incluindo especificidades técnicas e demais condições de admissão encontra-se disponível em www.anje.pt/portivity.

Artigos relacionados