Animais também já têm linha de saúde 24h

A startup portuguesa Saúde Animal 24 é a responsável pela primeira linha telefónica de assistência em saúde veterinária. Se o gato for picado por uma abelha ou os donos tiverem dúvidas sobre quais as vacinas que é necessário ter em dia para embarcar numa viagem, a nova linha esclarece o que deve ser feito.

O objectivo é ajudar a resolver dúvidas que surgem fora de horas ou que não se enquadram no âmbito das consultas veterinárias, explica a startup em comunicado. A Saúde Animal 24 está disponível durante todo o dia, como o nome indica, e pode ser encontrada através do número 760 450 911.

Nutrição, comportamento, intoxicações, viagens e saúde pública são as áreas tratadas por quem atende o telefone, sendo que podem ser aplicadas a cães, gatos, cavalos, porquinhos da Índia, hamsters, iguanas e aves. Caso seja necessário, os profissionais a trabalhar nesta linha telefónica podem encaminhar os clientes para uma clínica ou hospital veterinário da sua freguesia de residência.

Salvador Falcão, médico veterinário e co-fundador da Saúde Animal 24, conta que a ideia de criar um projecto como este esteve relacionada com a experiência que foram adquirindo nas suas profissões. «Por acharem que o problema em causa não justifica a marcação de uma consulta, por se sentirem inibidos em perguntar ao médico veterinário, há situações que ficam sem uma resposta atempada e adequada, podendo comprometer a saúde do animal», explica.

Além destas razões, existem ainda as limitações geográficas que poderão ser contornadas com esta linha telefónica. Carolina Rebelo, também co-fundadora do projecto, acredita que vão poder aproximar a população dos médicos veterinários e acabar com alguns dados estatísticos preocupantes: cerca de 70% dos gatos e entre 30 e 40% dos cães nunca foram vistos por um veterinário, garante a responsável.

As chamadas para a Saúde Animal 24 custam 0,60€ + IVA, independentemente da sua duração. Quando se liga para o número da linha de saúde animal, uma mensagem de voz pede que a chamada seja desligada, uma vez que o serviço ligará de volta e sem custos acrescidos. «Desta forma, o dono poderá esclarecer todas as suas questões por um valor mínimo e sem restrições de tempo», afirma Salvador Falcão.

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