Tantum, há mais de 45 anos a inovar

MARKETEER CONTENTS

Tantum tem apresentado, ao longo dos anos, uma oferta relevante de produtos na área da boca e garganta: elixires, pastilhas e nebulizadores. a mais recente novidade, tantumgrip, vem alargar a oferta de tantum com uma nova abordagem ao tratamento das gripes e constipações

Tantum está presente no mercado português desde 1972, aquando do lançamento de Tantum Verde Elixir, criado a partir da Benzidamina, molécula de investigação Angelini, que é líder no mercado para o tratamento da boca e garganta. Desde então, Tantum viria a tornar-se numa marca de confiança e referência em saúde oral para os portugueses, atravessando gerações de consumidores. No início dos anos 90, a marca lançou Tantum Verde Pastilhas Originais. Um novo sucesso, que viria a ganhar versões sem açúcar e sabor a menta, limão e laranja-mel.

Actualmente, Tantum Verde é uma das marcas líderes entre as pastilhas para o tratamento das dores de garganta. Em 1999, o tratamento da garganta é inovado através do lançamento de Tantum Verde Nebulizador, com acção directa no local da inflamação. É também a única marca a oferecer um nebulizador específico para crianças e outro para adultos.

Estas inovações permitiram a Tantum Verde «tornar-se líder nesta categoria, uma posição que ocupa até aos dias de hoje», explica Sofia Freire, Marketing and Trade manager da Angelini. Em 2007 é lançada a linha de elixires de uso diário – Tantum Protect Elixires – comercializada nas farmácias e, pela primeira vez, no canal Mass Market.

A Angelini foi a primeira empresa a utilizar a molécula Ácido Hialurónico na formulação de um elixir. Em Setembro de 2018, chegou às farmácias portuguesas Tantumgrip, o primeiro medicamento antigripal que se bebe como uma bebida quente e reconfortante.

Com associação de paracetamol e fenilefrina, Tantumgrip proporciona um alívio rápido e eficaz dos sintomas de gripes e constipações através da sua tripla acção antipirética, analgésica e descongestionante nasal. «Através deste lançamento, Tantum veio, novamente, afirmar-se como uma marca com passado, mas também com presente e futuro, oferecendo uma alternativa inovadora e reconfortante para quem procura um alívio rápido e eficaz de gripes e constipações.

Este produto destina-se a consumidores das categorias actuais de Tantum, mas também visa atrair novos consumidores da categoria de gripes e constipações para a marca Tantum», refere a responsável. Sofia Freire congratula-se com a excelente receptividade a Tantumgrip, quer por parte dos farmacêuticos, quer por parte dos consumidores, que fez com que a marca atingisse rapidamente níveis de distribuição interessantes e gerasse pedidos ao balcão da farmácia, conquistando uma importante quota de mercado nesta categoria.

Vasta divulgação

O lançamento de Tantumgrip tem sido apoiado por uma forte campanha de publicidade, sob o mote “Beba um Tantumgrip que isso passa”. Os grandes eixos de comunicação desta campanha são a novidade e a inovação deste produto: primeiro medicamento antigripal que se bebe como uma bebida quente e reconfortante.

A campanha tem sido difundida em vários meios, nomeadamente em TV, digital e exterior sob a forma de mupis, em dois formatos diferentes, “tradicionais” e “especiais”, estes últimos num formato que proporcionou aos portugueses uma experiência sensorial através do aroma e vapor.

Tratando-se de um mercado sazonal, Sofia Freire salienta que os principais momentos de activação são concentrados entre os meses de Novembro e Fevereiro. «Por outro lado, os consumidores optam cada vez mais por uma abordagem de prevenção, em linha com as recomendações dos próprios profissionais de farmácia, por forma a evitar o aparecimento de algumas patologias mais habituais desta altura do ano», refere Sofia Freire.

Por estes motivos, as categorias de Inverno apresentam alguma tendência para estabilizar, ao longo dos anos, sendo fundamental as marcas inovarem, quer ao nível de propostas de prevenção, quer ao nível de novas soluções, mais eficazes, para responder à procura.Pelo seu estatuto de Medicamento Não Sujeito a Receita Médica, Tantumgrip encontra-se disponível à venda em farmácias e parafarmácias.

O pré-lançamento do produto junto dos clientes da Angelini começou em Maio de 2018 com a apresentação do produto e respectivo plano de activação, num conceito de pré-vendas, com entregas de Tantumgrip a partir de Setembro do mesmo ano. «A Angelini procurou, uma vez mais, reforçar a parceria com a distribuição, na qualidade do novo produto, que disponibilizou no mercado, através do contacto regular das equipas de vendas, de activações inovadoras no ponto de venda e nos grandes meios de comunicação.

E também ao nível da formação, nomeadamente via plataforma online da Angelini-Emforma, na qual foi também criado um espaço de conteúdos muito relevantes para a comunidade farmacêutica sobre a temática em que se insere o novo Tantumgrip», explica Sofia Freire.

A nomeação de Tantumgrip, em 2019, pelos profissionais de farmácia, na categoria M.N.S.R.M. dos Prémios Almofariz, reflecte o reconhecimento e voto de confiança das farmácias na marca, algo que foi motivo de «grande orgulho e satisfação para toda a equipa Angelini», sublinha a responsável.

A marca Tantum é reconhecida pelos profissionais de farmácia e consumidores como uma marca especialista na saúde oral, apresentando uma posição destacada nas categorias de elixires e pastilhas e com liderança na área de nebulizadores. «Com o recente lançamento, Tantumgrip tem já consumidores que experimentaram e repetiram a compra do produto, o que nos traz já um claro indício de confiança dos consumidores na marca e da aceitação da inovação que apresenta no tratamento das gripes e constipações», afirma a responsável.

Já junto do consumidor final, Sofia Freire sublinha que Tantum é uma marca de referência nos mercados onde está presente. Em Portugal, Tantum Verde apresenta uma notoriedade de 98%. «Podemos afirmar que é uma marca que anda na “boca” de toda a gente. Um exemplo de uma marca, presente nos lares dos portugueses há quase 50 anos, que, apesar da sua idade, tem sabido criar atractividade para o mercado, atravessando gerações de portugueses.

A mais recente inovação, Tantumgrip, é o exemplo mais recente de reforço da relevância da marca para as famílias portuguesas», vinca.

Um mercado relevante

Os medicamentos antigripais constituem o segundo maior mercado dentro dos produtos Over e Counter (OTC), com 3,5 milhões de unidades vendidas em 2018, no valor de 26 milhões de euros. Este é um mercado com grande potencial, disputado por muitos, mas com produtos estabelecidos e muito semelhantes entre si, maioritariamente nos formatos de comprimidos e cápsulas.

Os objectivos da Angelini no mercado de OTC passam, sobretudo, por reforçar a relação da companhia e dos seus produtos/marcas com as farmácias e os seus consumidores. Continuar a inovar nas categorias onde Tantum está presente ou alargar a novas áreas, apresentando mais e melhores soluções para a farmácia e consumidor, garantindo a qualidade e credibilidade dos seus produtos. «Para o sucesso tem sido fundamental a enorme credibilidade farmacêutica da marca Tantum.

Enquanto empresa farmacêutica, a Angelini utiliza o seu expertise no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, que é reconhecida pelos seus consumidores», realça Sofia Freire.

Artigos relacionados