Anda aos pares nas trotinetes da Bolt? Vai deixar de ser possível
A Bolt tornou-se a primeira empresa do mundo a introduzir um sistema que previne a utilização de trotinetes por duas pessoas em simultâneo, tendo apresentado uma patente que já foi aceite pelo Instituto Europeu de Patentes.
Esta novidade surge alinhada com o objectivo da Bolt em melhorar as condições de segurança do uso de trotinetes, juntando-se à mais recente funcionalidade que impede o uso de trotinetes sob o efeito de álcool e ao sistema de prevenção de derrapagens, no qual a empresa está a trabalhar neste momento.
Desenvolvida internamente pelos engenheiros da Bolt, a nova funcionalidade é baseada num acelerómetro incorporado no mais recente modelo de trotinetes da marca, inicialmente desenvolvido para medir a taxa de aceleração da trotinete. Este hardware detecta alterações súbitas de massa em cima da trotinete, indicando se há mais do que uma pessoa a utilizar o veículo. Se for o caso, o utilizador recebe uma notificação na sua aplicação e é impedido de continuar a viagem.
Já o sistema de prevenção de derrapagem foi concebido para detectar comportamentos imprudentes, tais como excesso de velocidade ou derrapagens voluntárias, sendo capaz de identificar uma travagem rápida que resulta no bloqueio da roda traseira da trotinete. Quando o sistema detecta este tipo de situações, o utilizador recebe uma notificação na aplicação, avisando-o sobre o comportamento imprudente.
«Somos mais do que um fornecedor de micromobilidade. Queremos ser parceiros de cidades e comunidades. Foi este o motivo que nos levou a enfrentar um dos desafios de segurança mais frequentes na utilização de trotinetes. A aprovação da patente que submetemos é um sinal de que estamos no caminho certo para o objectivo de tornar a utilização de trotinetes mais segura», afirma, em comunicado, Santiago Páramo, responsável pela área de micromobilidade da Bolt em Portugal.