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Anacom alerta para esquema fraudulento em que é contactado por falsos gestores de conta
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) emitiu um alerta sobre um esquema fraudulento que tem sido reportado por vários consumidores. De acordo com as reclamações e denúncias recebidas, algumas pessoas têm sido contactadas por falsos gestores de conta que alegam, de forma enganosa, que os equipamentos dos clientes, como boxs ou routers, necessitam de ser substituídos. A troco desta suposta substituição, exigem pagamentos elevados, na ordem das centenas de euros.
A ANACOM reforça que esta informação é totalmente falsa e aconselha os consumidores a estarem atentos a abordagens suspeitas.
Para se proteger, deve ter em mente que os operadores podem, de facto, contactá-lo para apresentar novas ofertas, dando a conhecer novas campanhas e os melhores preços para o seu serviço. Por lei, estão, inclusivamente obrigados a fazê-lo, uma vez por ano.
É também verdade que os operadores devem informar os clientes, antes da renovação automática do contrato, de forma clara e num suporte duradouro (por exemplo, em papel, pen USB, CD) sobre a data do fim do período de fidelização.
Mas deve, acima de qualquer coisa, desconfiar de abordagens suspeitas. Por exemplo, se receber um contacto telefónico ou visita domiciliária, a Anacom aconselha-o a pedir sempre a identificação da pessoa (nome, empresa, departamento) e solicitar que as informações sejam enviadas por escrito (por e-mail, por exemplo).
Além disso, nunca deve fornecer os seus dados pessoais em contactos que não foram da sua iniciativa ou tomar decisões de imediato. Se tiver dúvidas, deve contactar diretamente o apoio ao cliente do seu operador.
Outro conselho é pedir que seja feito o contacto num momento mais tarde. Desta forma, consegue confirmar a identidade da pessoa e a finalidade do contacto.
“Peça diretamente no site do operador para que este faça o contacto, caso tenha interesse na contratação de serviços”, alerta a entidade.
Depois de tudo isto, se “aceitar uma nova oferta ou campanha do operador e for necessário proceder a uma troca de equipamentos (como boxes ou routers), as condições dessa troca são refletidas na fatura dos serviços que recebe mensalmente”, logo, “não poderá ser cobrado qualquer valor diretamente ao cliente que não venha discriminado na sua fatura mensal”.
Em caso de burla, apresente queixa junto da Polícia de Segurança Pública ou da Guarda Nacional Republicana da sua área de residência ou contacte diretamente o Ministério Público ou o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) junto do tribunal da área onde os factos se verificaram.