Ana Zanatti protagoniza campanha de sensibilização para as doenças da retina
“Adoro os meus olhos” é o mote da nova campanha da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e do Grupo de Estudos da Retina (GER) que pretende consciencializar os portugueses para as doenças da retina, que afectam milhares de pessoas no nosso País.
A campanha, que é apoiada pela farmacêutica Roche, conta com um filme protagonizado pela actriz Ana Zanatti, que está patente no canal digital, nas redes sociais dos promotores da campanha, e em 208 ecrãs dos cinemas NOS, antes do início de cada filme.
A degenerescência macular da idade (DMI) e a retinopatia diabética são duas das doenças da retina em destaque nesta campanha e que, de acordo com a SPO, são «responsáveis por muitos casos de cegueira que poderiam ser evitados».
A DMI é uma doença em que, com a idade, ocorre uma deterioração progressiva das células existentes na retina, responsáveis pela nossa visão de pormenor, afectando indivíduos com mais de 50 anos, mas cuja prevalência aumenta com a idade, de modo quase exponencial. Durante anos, a DMI pode permanecer assintomática ou apresentar sintomas discretos, como alguma dificuldade de leitura. Outros sintomas incluem distorção das imagens e manchas fixas no campo visual, que geralmente interferem com a visão central. «Quando isto acontece, deve ser motivo de alerta para procurar uma consulta de oftalmologia num prazo de dias», alertam a SPO e a GER.
Já a retinopatia diabética é o conjunto de lesões que podem surgir na retina das pessoas com diabetes e é a primeira causa de cegueira na população portuguesa entre os 20 e os 70 anos.
«Pela sua prevalência e sobretudo pela possibilidade de causarem perda de visão e cegueira irreversíveis, a degenerescência macular da idade (DMI) e a retinopatia diabética devem merecer uma atenção muito particular. De facto, estas duas doenças são as principais causas de perda grave de visão e de cegueira em Portugal», afirma em comunicado Rufino Silva, presidente da SPO.
Veja aqui o filme da campanha: