AMC Theatres compra Odeon & UCI Cinemas Group

A AMC Theatres, empresa líder de exibição cinematográfica nos EUA, chegou a acordo para a aquisição do Odeon & UCI Cinemas Group, um dos principais operadores de cinema no continente europeu e pertencente ao fundo privado de capital de risco Terra Firma. Em causa está uma operação cujo valor ronda os 921 milhões de libras esterlinas (1,1 mil milhões de euros), dos quais 75% serão pagos em dinheiro e 25% em acções, sujeito a lock-ups.

Para Adam Aron, director-geral e presidente da AMC, «adquirir a cadeia de cinemas líder na Europa e criar o maior exibidor de cinemas do mundo» é uma oportunidade única. Já Paul Donovan, director-geral da Odeon & UCI, explica que «a AMC é o parceiro ideal para a próxima fase de crescimento a longo prazo na Europa.»

Nesta transacção, ficou também acordado que as sedes de ambos os grupos manter-se-ão em Leawood, Kansas – AMC – e em Londres – Odeon & UCI – passando esta última a operar na qualidade de subsidiária.

Embora a transacção esteja pendente da aprovação anti-monopólio por parte da Comissão Europeia, prevê-se que a sua conclusão aconteça no próximo trimestre.

O novo grupo passará a somar 627 espaços de cinema, contabilizando 7616 ecrãs distribuídos por oito países.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...