Amazon testa novo meio de pagamento: basta esticar a palma da mão

Já não é preciso sair de casa com a carteira, basta o telemóvel para garantir o pagamento de compras num supermercado, por exemplo. Mas e se nem o telemóvel fosse necessário? A Amazon está a testar um sistema de pagamento que permite concluir o processo com… a palma da mão.

A tecnologia chama-se Amazon One e poderá ser encontrada nas novas 65 lojas Whole Foods que a Amazon vai abrir na Califórnia, nos Estados Unidos da América. Segundo o El Economista, os testes começaram em 2020 num número restrito de lojas, mas os bons resultados estarão a levar a Amazon a alargar o sistema a mais espaços de retalho.

Para usar esta tecnologia, o primeiro passo é efectuar o registo no programa Amazon One, para que os dados do cliente sejam guardados. São pedidas informações como número de telemóvel e número da conta bancária, mas também é requerida a digitalização da mão – para que possa ser reconhecida.

Estas informações, nomeadamente os dados biométricos da mão, são encriptados para que se mantenham em segurança. Desta forma, a Amazon garante que não existe fraude ou roubo de identidade.

Artigos relacionados