Amazon quer competir na música

amazon-finalDepois do Google Music, cujo lançamento está previsto para breve, e do iTunes, da Apple, chegou a vez da Amazon se afirmar como player de serviços de venda e armazenamento de música. O retalhista online anunciou o lançamento do Amazon Cloud Drive e do Amazon Cloud Player. O primeiro permite a utilização de 5Gb de armazenamento gratuito de dados online, ao passo que o segundo dá aos utilizadores a possibilidade de ouvir, num browser da Web ou numa aplicação de smartphone, música que descarregaram para esta ferramenta. A aplicação da Amazon destina-se a aparelhos que utilizem o sistema Android. Numa fase inicial, a quem comprar e fizer o download de um álbum em MP3 da Amazon será oferecida uma conta gratuita de 20Gb por ano. De outra forma, os planos de armazenamento terão um custo a partir de 20 dólares (cerca de 14 euros) por ano, por 20Gb.

Fontes do mercado esperam que a Apple avance com um melhorado serviço de armazenamento de música, parte da remodelação do seu MobileMe. Já a Google tem em fase de testes um serviço de música que permite a sua transmissão em vários dispositivos. A Sony, por sua vez, lançou o Music Unlimited, um serviço de transmissão por subscrição que possibilita também aos seus utilizadores o acesso remoto a colecções de música.

Artigos relacionados