Amazon prepara investimento histórico de 100 mil milhões na “maior oportunidade desde a Internet”

A Amazon encerrou 2024 em grande, registando a sua “época festiva mais bem-sucedida de sempre”. Impulsionado por um forte desempenho no comércio eletrónico e na cloud, o gigante do retalho comprometeu-se a investir 100 mil milhões de euros naquilo que considera ser “a maior transformação tecnológica e oportunidade desde a Internet”.

No quarto trimestre de 2024, a Amazon registou um aumento de 10% no volume de negócios, atingindo 187,8 mil milhões de dólares (174 mil milhões de euros). No total do ano, o crescimento foi ainda mais expressivo, com um aumento de 11%, para 638 mil milhões de dólares (590 mil milhões de euros). O lucro operacional quase duplicou, ascendendo a 68,6 mil milhões de dólares (64 mil milhões de euros). Como habitual, a Amazon Web Services (AWS) destacou-se com um crescimento de 19%, mas as divisões de retalho também apresentaram bons resultados.

O comércio eletrónico gerou mais 7% de receitas ao longo do ano, com um crescimento de 8% no quarto trimestre, totalizando 75,6 mil milhões de dólares (73 mil milhões de euros). As lojas físicas cresceram 8% para 5,6 mil milhões de dólares (5 mil milhões de euros). Já os serviços de publicidade registaram uma subida de 18%, enquanto as receitas das adesões aumentaram 10%. Paralelamente, os custos globais de envio subiram 4%, mas o “custo das vendas” total diminuiu 10%.

Para Andy Jassy, CEO da Amazon, a inteligência artificial representa a maior revolução desde a ascensão da Internet. Com esse foco, a empresa pretende investir cem mil milhões de euros até ao final do ano. O assistente de IA, Rufus, já apoia os clientes nas suas compras e continua a evoluir mensalmente. Além disso, a automação dos centros de distribuição, através do uso de robôs, tem permitido reduzir custos e aumentar a produtividade.

A rapidez nas entregas continua a ser uma prioridade, uma vez que prazos mais curtos aumentam a taxa de conversão. Segundo Jassy, os clientes que recebem encomendas rapidamente tendem a comprar com mais frequência, especialmente produtos do dia a dia e artigos farmacêuticos. Nos EUA, os membros Prime beneficiaram de um aumento de 65% nas entregas no próprio dia ou no dia seguinte, comparando com o ano anterior – um fator determinante para o sucesso da Black Friday e da Cyber Monday, bem como para o melhor período de fim de ano da história da empresa.

Ainda assim, a Amazon antecipa um abrandamento no primeiro trimestre de 2025, devido a efeitos cambiais adversos. A empresa prevê um crescimento das receitas entre 5% e 9%, enquanto o lucro operacional deverá situar-se entre 14 e 18 mil milhões de dólares (13 e 17 mil milhões de euros).

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