Amazon é a marca mais valiosa do mundo
A tecnologia lidera o ranking das marcas mais valiosas do mundo, elaborado pela Brand Finance. A Amazon ocupa o primeiro lugar, tendo subido duas posições em relação à lista de 2017: a gigante de comércio electrónico de Jeff Bezos está avaliada em 150,8 mil milhões de dólares (cerca de 121 mil milhões de euros), o que representa um aumento de 42%.
O ranking “Brand Finance Global 500 2018” coloca a Apple no segundo lugar, precisamente o mesmo que ocupava no ano passado, e a Google em terceiro. A tecnológica responsável pelo motor de busca mais famoso entre os internautas perdeu a coroa e trocou de lugar com a Amazon. A Apple está avaliada em 146,3 mil milhões de dólares (117 mil milhões de euros) e a Google em 120,9 mil milhões de dólares (97 mil milhões de euros), o que corresponde a um aumento de 37 e 10%, respectivamente.
Os lugares seguintes pertencem à Samsung, Facebook, AT&T, Microsoft, Verizon, Walmart e ICBC. Do total do top 10, oito marcas são norte-americanas, uma é sul-coreana e a restante chinesa.
Disney é a marca mais forte
A Brand Finance revela, ainda, quais são as marcas mais fortes, a nível global. A Disney surge em primeiro, com uma pontuação de 92,3 em 100. Seguem-se Visa, Ferrari, Neutrogena, Facebook, Lego, Google, PwC, Johnson’s e Microsoft.
De acordo com o relatório lançado juntamente com o ranking, a Disney deverá continuar a fortalecer a sua presença. Aquisições de empresas como Star India e de participações em impérios como a 21st Century Fox fazem da Disney uma marca que ultrapassa já o universo infantil.