Amazon corta investimento publicitário pela primeira vez em 17 anos

O relatório anual de contas da Amazon referente a 2020 mostra uma redução de cerca de 100 milhões de dólares no investimento em publicidade. Segundo o site Campaign, trata-se do primeiro corte nesta área desde 2003, ainda que a redução fique abaixo de 1%.

Em 2019, a Amazon tinha dedicado 11 mil milhões de dólares ao orçamento de “publicidade e outros custos promocionais”. No ano passado, os gastos recuaram para 10,9 mil milhões de dólares.

A mesma publicação lembra que algumas empresas focadas no negócio online foram capazes de reduzir o investimento em publicidade durante a pandemia de Covid-19 devido à forte procura por parte dos consumidores. O comércio electrónico cresceu sozinho e já não era preciso chamar clientes.

A Amazon estará entre este rol de empresas beneficiadas pela crise sanitária, uma vez que as vendas anuais subiram 37% para 386 mil milhões de dólares, em 2020.

Considerando o total dos custos de marketing, categoria da qual a publicidade faz parte, o cenário é diferente. Neste campo, a Amazon apresenta um aumento de 17% no investimento, chegando aos 22 mil milhões de dólares.

Segundo Brian Wieser, presidente global de Business Intelligence na GroupM, a redução do investimento em publicidade poderá ter sido estratégica. «Podemos imaginar que a Amazon estava numa posição relativamente única nas primeiras fases da pandemia, onde teria arriscado gerar mais procura do que aquela com a qual conseguiria lidar se tivesse apostado forte no investimento publicitário», explica o responsável, citado pelo Campaign.

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