Amazon bate recorde: é a marca mais valiosa de sempre

Pela primeira vez, uma marca ultrapassou os 200 mil milhões de dólares (180,5 mil milhões de euros) em valor. De acordo com a edição mais recente do Brand Finance, a Amazon é a marca mais valiosa de sempre, ocupando o primeiro lugar do top mundial pelo terceiro ano consecutivo.

A gigante de comércio electrónico liderada por Jeff Bezos viu o seu valor saltar 17,5% para cerca de 220,8 mil milhões de dólares (199,3 mil milhões de euros). Para este resultado terá contribuído a aposta em novas áreas de negócio, nomeadamente cloud, inteligência artificial, electrónica de consumo, logística e streaming digital de conteúdos.

Apresentando no Fórum Económico Mundial, o ranking conta com a Google no segundo lugar (159,7 mil milhões de dólares) e a Apple no terceiro (140,5 mil milhões de dólares). As duas tecnológicas trocaram de posições em relação ao ano passado, mas conseguiram manter um posto no pódio.

Os lugares seguintes são ocupados pela Microsoft, Samsung, ICBC, Facebook, Walmart, Pingan e Huawei. Do top 10, seis marcas são norte-americanas, três são chinesas e uma é sul-coreana.

Fora dos primeiros lugares mas também em destaque surge a Tesla, coroada marca que mais depressa cresce. A Uber, por outro lado, surge em evidência por motivos menos positivos: o valor da marca de mobilidade caiu um terço.

Artigos relacionados