Alunos do secundário e ensino profissional vão poder gerir o marketing de empresas em simulador do IPAM

The Marketing Game é o nome de uma competição totalmente online promovida pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), que possibilita um primeiro contacto com a realidade da tomada de decisões estratégicas de Marketing aos alunos do Ensino Secundário (10.º, 11.º e 12.º anos) e alunos do Ensino Profissional.

Ao longo de dois meses e meio, os participantes terão oportunidade de viver o dia-a-dia da gestão de uma empresa, conciliando o desenvolvimento de competências em Gestão de Marketing com entretenimento e tomando decisões reais relacionadas com a dimensão estratégica e com a componente táctica, prática e operacional de Marketing no sector de negócio dos smartphones.

Os interessados devem criar uma equipa com dois a três elementos e inscrever-se gratuitamente até 10 de Fevereiro de 2024. A competição propriamente dita inicia a 26 de Fevereiro.

A cada equipa inscrita será atribuída a responsabilidade de gestão de uma empresa, que deverá ser dirigida em concorrência com as outras equipas participantes, num cenário de simulação de um mercado real.

O jogo será enquadrado por um conjunto de iniciativas como “Mentoring Hub”, constituído por tutores que irão assegurar a adaptação dos participantes à área de Marketing e à própria competição, prestando todo o apoio e esclarecimento necessários; “Practice Round”, que decorrerá ao longo de uma semana para preparação dos participantes antes de iniciar formalmente a competição; e “Webinares temáticos”, ligados à área de Marketing, durante a competição, com o intuito de partilhar conhecimento com e entre os participantes.

O Marketing Game está organizado em várias etapas, sendo que cada uma corresponde à implementação de planos de gestão de marketing, promovendo o trabalho de equipa e a capacidade de liderança em ambiente virtual, em matérias como: mercados, concorrência, produto, canais de distribuição, meios de comunicação, preços, publicidade, retalhistas, capacidade de produção, entre outros.

Nesta edição de 2024, as primeiras três equipas classificadas receberão os prémios (Voucher FNAC) na Cerimónia de Encerramento a 30 de Maio, respectivamente: 1.º prémio no valor de 800 euros, 2.º prémio no valor de 500 euros e 3.º prémio no valor de 300 euros.

«Tratando-se de um jogo desenvolvido num simulador que recria a realidade empresarial e de mercado, o Marketing Game dá-lhes a oportunidade de aplicarem conhecimentos teóricos mas também intuitivos com foco no Marketing, desenvolvendo competências de responsabilidade em situações de risco e vivenciando a importância, o valor e o impacto das decisões no sucesso da actividade de Marketing» explica, em comunicado, Marta Bicho, directora do IPAM Lisboa.

Artigos relacionados