Altis Hotels: Cozinha de cinco estrelas

A gastronomia desempenha um papel central na estratégia do Grupo Altis Hotels. Da cozinha fine dining do estrelado Feitoria à carta de partilha do Rossio Gastrobar, no topo do Altis Avenida Hotel, o posicionamento dos restaurantes das unidades do grupo é estrategicamente pensado para atender às necessidades e preferências de todos os clientes que os visitam. Mas há uma constante em todos os espaços do grupo: a valorização da cozinha tradicional portuguesa, dando primazia aos ingredientes locais e sazonais, garantindo a frescura e qualidade dos pratos, assim como a aposta na inovação e criatividade para oferecer experiências gastronómicas o mais autênticas possível.

Com efeito, cada restaurante do grupo é concebido com um perfil único, oferecendo algo diferenciador e especial aos clientes. «A oferta de cada restaurante é adaptada ao conceito e ao público-alvo do hotel onde se insere. Consideramos diversos factores, como a localização, a decoração e o ambiente, bem como as preferências dos nossos hóspedes, para garantir uma experiência gastronómica coesa e integrada, reforçando a identidade e a proposta de valor de cada restaurante», afirma Matilde Blanc, directora de Marketing e Comunicação do Grupo Altis Hotels. «Também investimos na formação e desenvolvimento dos nossos colaboradores, garantindo um serviço de excelência», acrescenta.

A escolha é ampla e variada nos quatro hotéis do grupo na cidade de Lisboa: Altis Avenida Hotel (Rossio Gastrobar), Altis Belém Hotel & Spa (Restaurante Feitoria, Cafetaria Mensagem e 38º 41’ Gastrobar), Altis Grand Hotel (Grill D. Fernando, Lobby Bar, Bar S. Jorge, Rendez Vous Bistro e Garden Roof Bar) e Altis Prime (Lounge Caffé).

Nos hotéis que contam com mais de um restaurante, o que se procura é criar uma oferta diversificada e que seja complementar. «O Altis Belém Hotel & Spa e o Altis Grand Hotel são exemplo disso: os diferentes restaurantes foram cuidadosamente projectados para proporcionar experiências gastronómicas distintas, desde a gastronomia tradicional portuguesa à cozinha de autor. Esta diversidade permite-nos atender a uma ampla gama de gostos e preferências», reitera Matilde Blanc.

A partir de Junho, a família de restaurantes do grupo hoteleiro será alargada com a abertura do Exuberante, no Altis Porto Hotel, onde o chef André Cruz (do Feitoria) irá apresentar uma carta «verdadeiramente singular», dedicada sobretudo aos vegetais, frutas e leguminosas – com pontuais presenças de proteínas animais.

A carta obedecerá assim a um regime equilibrado, onde os pratos serão trabalhados e confeccionados com técnicas inovadoras, que prometem surpreender ao nível da textura e do sabor. Quanto aos produtos, haverá um investimento em ingredientes biológicos, sazonais e locais. «Uma estratégia que já seguimos noutros espaços de sucesso da cadeia, onde é grande a percentagem de produtos portugueses, de fornecedores nacionais e da região», sublinha a directora de Marketing e Comunicação do Grupo Altis Hotels.

FEITORIA: A REFERÊNCIA

Entre o portefólio de restaurantes do Grupo Altis Hotels, a referência incontornável é o Restaurante Feitoria, no Altis Belém Hotel & Spa, que é também já um ícone do panorama gastronómico lisboeta e nacional. Mantendo a sua prestigiada estrela Michelin há 12 anos consecutivos e tendo sido reconhecido em listas internacionais de renome – como a “50 Best Discovery”, a “La Liste”, entre outras – , o Feitoria solidificou a sua posição como um dos destinos gastronómicos mais destacados e respeitados da capital.

«Essa conquista não destaca apenas o restaurante individualmente, como também representa um marco de prestígio para todo o Grupo Altis. O Feitoria é um símbolo de excelência na área da restauração, reflectindo o compromisso do grupo com a qualidade, inovação e serviço excepcional. Além disso, o seu sucesso contínuo serve como uma fonte de inspiração para os outros restaurantes do grupo, pois, ao elevar consistentemente os padrões de qualidade e serviço, estimula uma cultura de excelência que permeia toda a oferta gastronómica do Grupo Altis», frisa Matilde Blanc.

Reconhecido pelo seu conceito de fine dining, o Feitoria pretende proporcionar experiências que vão muito além de um jantar. Com uma cozinha de autor e uma visão centrada na origem do produto, toda a experiência gira em torno do respeito pelos produtores e pelo produto. O chef André Cruz imprime o seu cunho pessoal através da sua atenção ao detalhe, do compromisso com a sustentabilidade e com a qualidade dos ingredientes. A sua abordagem focada na sazonalidade e no uso de produtos locais ressalta ainda mais a identidade do restaurante, que pretende oferecer aos clientes uma experiência autêntica, que celebra o melhor da gastronomia portuguesa com um toque contemporâneo.

De acordo com a directora de Marketing e Comunicação do Grupo Altis Hotels, para o final deste ano está previsto um «investimento substancial na reforma do Restaurante Feitoria».

Para quem procura um ambiente e uma oferta distintos, sem sair de Lisboa, o Grupo Altis Hotels conta com restaurantes localizados nos rooftops de duas das suas unidades hoteleiras. O Rossio Gastrobar, localizado no 7.º andar do Altis Avenida Hotel, com entrada independente, tem uma vista panorâmica da cidade e o espaço é perfeito para descobrir, a qualquer hora. Aqui, o conceito passa pela partilha, numa carta assinada pelo chef João Correia e complementada com o menu de cocktails criado pela bar manager, Flavi Andrade.

Já o restaurante Grill D. Fernando, no topo do Altis Grand Hotel, oferece uma selecção de pratos tradicionais e a arte da cozinha de sala, convidando a uma experiência bem portuguesa, com uma vista incrível sobre Lisboa. Recentemente, o grupo investiu numa renovação completa do restaurante, com o objectivo de garantir que este espaço icónico «continue a proporcionar experiências gastronómicas de excelência».

O FUTURO NAS CARTAS

Para além da abertura recente dos conceitos Bistro Rendez Vous e Garden Roofbar e da inauguração iminente do Exuberante, o Grupo Altis Hotels prepara este ano um conjunto de novidades nas cartas dos seus restaurantes. Depois de ter lançado em Abril duas novas cartas no 38º 41’ Gastrobar e na Cafetaria Mensagem (do Altis Belém Hotel & Spa), em Maio a renovação da oferta é alargada ao Rossio Gastrobar (Altis Avenida Hotel), com uma nova carta composta por uma selecção de pratos e cocktails. Mais à frente, será apresentado o novo menu executivo do Grill D. Fernando (Altis Grand Hotel), disponível de segunda a sexta-feira, ideal para um almoço de negócios ou para celebrar uma ocasião especial.

O grupo tem vindo a comunicar a sua oferta e novidades através de uma estratégia de comunicação diversificada, onde o marketing digital assume especial relevância, permitindo promover o grupo no mercado internacional. «Utilizamos uma variedade de ferramentas e plataformas, como redes sociais e publicidade digital, para alcançar o nosso target em todo o mundo e promover os nossos restaurantes de forma eficaz e contamos com uma agência de comunicação especializada no sector da restauração, que trabalha para desenvolver campanhas e iniciativas que destaquem a singularidade e qualidade dos nossos restaurantes», revela Matilde Blanc. Uma estratégia que tem dado frutos: no Restaurante Feitoria, por exemplo, cerca de 70% dos clientes são internacionais.

«Uma das nossas estratégias-chave é o cross-selling dentro do grupo. Aproveitamos a sinergia entre os nossos hotéis e restaurantes, incentivando os hóspedes a desfrutar das opções gastronómicas disponíveis durante a sua estadia. Isso não só maximiza a utilização dos recursos do grupo, como também proporciona uma experiência completa e conveniente para os nossos clientes», conclui a directora de Marketing e Comunicação do Grupo Altis Hotels.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.

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