Altice Portugal recorre a mecanismos de saídas voluntárias para ser uma empresa mais ágil

A Altice Portugal apresenta hoje o Plano Organizacional Integrado 2021, cujo objectivo é garantir que a empresa se torna mais ágil e eficiente. Composto por mecanismos de saídas voluntárias, foi desenhado com a pandemia como pano de fundo e deverá ajudar a organização a estar preparada para enfrentar realidades cada vez mais complexas e difíceis.

“Medidas que vão permitir à empresa fazer face ao novo contexto e que vão permitir a protecção do emprego”, indica a Altice Portugal. A organização aponta ainda a pressão regulatória sobre o sector das telecomunicações como outro dos motivos responsáveis pela criação de um ambiente conturbado e que requer uma estratégia adequada.

Tendo em vista a sustentabilidade da empresa, a Altice Portugal sublinha que “é urgente dar passos no processo de transformação e de simplificação”. Este é também o caminho necessário para que todos os compromissos com o País sejam cumpridos, bem como os investimentos previstos no 5G e na melhoria da qualidade do serviço.

“Só com uma estrutura simples e ágil se consegue dar resposta adequada, com a rapidez e eficácia exigidas, enquanto reforçamos a sustentabilidade da empresa e minimizamos os impactos profundos que esta crise deixará”, refere a Altice Portugal.

Os mecanismos de saídas voluntárias surgem neste contexto e correspondem à segunda fase do Programa Pessoa – a primeira fase passou pela reorganização do Comité Executivo no início deste ano.

A nova fase contempla a modalidade de Pré-Reforma (PR), para colaboradores com 55 anos (ou mais) e pelo menos 15 anos de antiguidade. “Trata-se de um programa com medidas inéditas e extremamente vantajosas, que em nada onera o orçamento do Estado, pois as pessoas continuam a pagar os seus impostos”, esclarece a empresa.

Os colaboradores nestas condições terão acesso a 80% do vencimento-base e diuturnidades, acrescidos de 40% de outras rubricas remuneratórias, caso existam (Isenção de Horário de Trabalho e Complemento de Responsabilidade). Fica também assegurada a manutenção do plano de saúde e os benefícios de comunicações aplicáveis a cada momento a esta população.

Todos os interessados deverão manifestar o seu interesse até ao próximo dia 15, sendo que as saídas terão efeito a partir de Maio. Os colaboradores que aderirem a esta modalidade podem celebrar outro contrato de trabalho desde que o mesmo não seja estabelecido com uma entidade concorrente.

Artigos relacionados