Altice lidera investimento publicitário no início de 2022. Continente é o vencedor de 2021
O ano de 2022 começa com a Altice Portugal a liderar a lista dos maiores anunciantes do País, com um investimento, em Janeiro, de 57,7 milhões de euros, a preços de tabela. Os dados são do serviço MediaMonitor da Marktest e demonstram uma preferência da empresa de telecomunicações pela TV no momento de investir em publicidade – quase 56,4 milhões de euros face a 739 mil euros em publicidade exterior, por exemplo.
No total de investimento em TV, registam-se 808 milhões de euros no primeiro mês do ano, considerando todos os anunciantes. A internet vem em segundo lugar, com 26,7 milhões de euros de investimento, a publicidade exterior em terceiro (21,6 milhões de euros), a imprensa em quarto lugar (20,9 milhões de euros) e a rádio em quinto (15,1 milhões de euros).
A lista de maiores anunciantes em Portugal conta ainda com a Ediclube na segunda posição (31,8 milhões de euros), a European Home Shopping na terceira (28,9 milhões de euros), o Lidl na quarta (28,4 milhões de euros) e a ITMI na quinta (26,3 milhões de euros).
No que diz respeito às agências de meios, a Carat foi a que registou o maior investimento em Janeiro (127 milhões de euros), seguida da OMD (102 milhões de euros) e da Arena (80 milhões de euros). A fechar o top 5 estão a Havas Media (65,5 milhões de euros) e a Starcom (60 milhões de euros).
Já nas agências de publicididade, a Partners lidera a tabela (70,9 milhões de euros), seguida da Fuel (54 milhões de euros) e da Wunderman Thompson (50 milhões de euros). Segue-se a Havas Worlwide (38,8 milhões de euros) e a VMLY&R (34,6 milhões de euros).
Continente destaca-se no investimento anual
Confirmando os dados preliminares, o Modelo Continente voltou a ser o maior anunciante em Portugal em 2021, registando um total de 402,6 milhões de euros em investimento publicitário. A completar o top 5 estão a Nos (329 milhões de euros), a Unilever (321 milhões de euros), a Ediclube (307 milhões de euros) e a L’Oréal (262 milhões de euros).
No total, o investimento publicitário alcançou os 12,3 mil milhões de euros no País, no último ano – um aumento superior a mil milhões de euros face a 2020, que totalizou os 11,2 mil milhões de euros. Por meses, Dezembro foi aquele no qual as empresas mais apostaram em publicidade, com um investimento de mil milhões de euros. Já Fevereiro foi o mais fraco – 578 milhões de euros.
Nas agências de meios é a Carat que leva o prémio do maior investimento (1,4 mil milhões de euros). A Arena (1,3 mil milhões de euros), Wavemaker (1,08 mil milhões de euros), Initiative (1,01 mil milhões de euros) e OMD (940 milhões de euros) fecham o top 5.
A Fuel destaca-se como a agência com o maior investimento em publicidade durante o ano de 2021, com um total de 728 milhões de euros, seguida da Havas Worlwide (714 milhões de euros), da VMLY&R (558 milhões de euros), da Partners (545 milhões de euros) e da Wunderman Thompson (415 milhões de euros).