Altice critica Anacom: “Dados sobre reclamações são uma clara tentativa de denegrir”

Os mais recentes números apresentados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) relativamente às reclamações no sector das comunicações são descritos pela Altice Portugal como “mais uma clara tentativa do regulador em denegrir o sector”. Em comunicado, a operadora deixa claro que não concorda com os critérios usados e acusa a Anacom de falta de transparência.

“Por maior esforço e empenho que este sector faça em termos de investimento em redes e infra-estruturas de comunicação, em serviços e produtos inovadores, a Anacom continua a denegrir de forma reiterada a imagem do sector em Portugal”, indica a dona da Meo.

A Altice refere que a Anacom apresenta os valores absolutos, não tendo em conta o número de clientes por operador. “A única forma intelectualmente honesta de apresentar as reclamações do sector, e que a Anacom já chegou a fazer no passado recente, é reportar as reclamações por 1.000 clientes”, refere ainda a empresa.

No total, o sector das telecomunicações soma cerca de 0,37 reclamações por cada mil clientes. A Altice Portugal, em concreto, diz ter sido o operador com menor índice de reclamações no passado mês de Outubro, ficando-se por uma 0,35 por mil clientes.

Estes números contrastam com as 2 mil reclamações apontadas pela Anacom, com base no livro de reclamações electrónico. Segundo o regulador, Meo foi o prestador mais reclamado em Outubro, verificando um aumento de 43% face a igual período de 2019.

“Hoje, já ninguém tem dúvidas quanto ao motivo que leva o regulador a utilizar diferentes critérios em documentos de grande importância para o mercado e para o sector: enviesar completamente a leitura dos portugueses sobre o estado das telecomunicações em Portugal”, conclui a Altice.

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