Altice anuncia nova vaga de investimento a Norte e fibra óptica em 6 milhões de lares
A apresentação da campanha de Natal deste ano da MEO decorreu durante a inauguração da loja da marca na rotunda da Boavista, no Porto. Com 450 metros quadrados (a maior loja da marca em território nacional), o espaço adopta o novo conceito de proximidade que a marca tem vindo a implementar e que se distingue por não ter balcões de atendimento a separar o cliente dos colaboradores. Este espaço, onde a rede 5G terá um papel central, inclui também uma pop-up store que apresenta produtos e serviços de outras marcas do universo Altice (como a linha de roupa e acessórios da Moche), bem como um espaço de relaxamento, com a possibilidade de saborear um café MEO ou os gelados criados em colaboração com a Santini.
Até ao momento, e desde 2016, a MEO já implementou o novo conceito em 70 das suas cerca de 200 lojas espalhadas em todo o País, num processo que deverá estar concluído até ao final de 2023 e absorver um investimento total de 40 a 50 milhões de euros.
Este investimento na nova loja no centro do Porto íntegra um plano de investimentos mais alargado da MEO na região Norte em áreas como a inovação, a cultura e o desporto, com iniciativas que serão anunciadas nos próximos dias.
«Este é um dia importante para a Altice, para a cidade do Porto e para a região Norte. Vamos estar em múltiplos concelhos num conjunto de iniciativas que caracterizam a Altice Portugal e que vão aumentar o nosso conceito de proximidade. Somos, de facto, o único operador verdadeiramente nacional», sublinhou Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal.
Fibra óptica chega a seis milhões de lares
Além desta novidade, a Altice anunciou hoje que chegou a seis milhões de lares servidos com fibra óptica a nível nacional. Uma meta que resulta do trabalho realizado pela marca ao longo dos últimos anos. «Nos últimos cinco anos , desde que adquirimos a marca Portugal Telecom, investimos no País cerca de 3 mil milhões de euros em infra-estruturas, que inclui investimento na modernização da rede de fibra óptica, numa média de 500 milhões de euros por ano. Este é um investimento feito com capitais próprios, que fazemos voluntariamente no nosso País», sublinhou o CEO da Altice.
No início do próximo ano, a Altice espera atingir o marco das mil freguesias (1/3 do total das freguesias no País) capacitadas com fibra óptica. «Sabemos da importância do crescimento da fibra óptica para o desenvolvimento e para a igualdade de oportunidades. Com este investimento, estamos a construir as verdadeiras auto-estradas do futuro», frisou Alexandre Fonseca, numa apresentação esta manhã.
Referindo-se ao leilão 5G, cuja primeira fase terminou recentemente, ao fim de um ano, o CEO da Altice descreveu este processo como «ultra-longo e desarticulado» e criticou ainda «quem desvia dinheiro no leilão de 5G destas auto-estradas do futuro para construir auto-estradas de asfalto», em vez de canalizar investimento para «o apoio à transição digital e o combate à info-exclusão». Lembre-se que uma parte das receitas do leilão 5G será utilizada para financiar cinco projectos rodoviários.
De acordo com a Altice, cerca de 300 mil clientes já estão capacitados para utilizar serviços 5G, quer porque adquiriram equipamentos compatíveis, quer através da pré-reserva do tarifário 5G da MEO, que está disponível desde o início do ano. A empresa acredita ainda que em Janeiro de 2022 será possível lançar os serviços 5G, faltando neste momento a atribuição das licenças de utilização por parte da Anacom, a autoridade que regula o sector.