Alterações climáticas preocupam 76% dos portugueses

O contexto de crise sanitária e económica não fez os portugueses esquecer por completo outros problemas que o planeta enfrenta: 76% mostra preocupação com o ambiente e com as alterações climáticas. O número é apontado pelo Observador Cetelem, a propósito do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala hoje.

O inquérito do Observador Cetelem, realizado pela Nielsen, mostra ainda que esta é uma preocupação transversal a todas as idades e regiões do País. Não existe um grupo demográfico que se evidencie neste tema.

Mas será que esta preocupação da sociedade no seu todo se irá manter à medida que as consequências da pandemia se intensificam? 74% dos inquiridos diz que sim e 23% afirma mesmo que poderá aumentar. Olhando para si próprios, 78% garante continuar preocupado com o tema e 20% diz estar mais apreensivo do que no passado.

Para 50% dos portugueses que participaram neste inquérito, a principal preocupação prende-se com os problemas ambientais que as próximas gerações terão; 27% olha com o mesmo nível de receio para o impacto no futuro e no presente. Por outro lado, 20% mostra-se mais atento aos efeitos no presente e no curto prazo.

O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, e tem como objectivo assinalar acções positivas de protecção e preservação do ambiente, bem como alertar as populações e os governos para a necessidade de proteger o planeta.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...