Allianz Partners Portugal cria Atelier de Costura para apoiar desempregados
Apoiar pessoas desempregadas, oferecendo-lhes a aprendizagem de um novo ofício, é um dos grandes objectivos do programa de sustentabilidade social lançado pela Allianz Partners Portugal. Trata-se da declinação de uma iniciativa internacional que, por cá, conta com a associação Auxílio e Amizade como parceira.
Juntos, criaram o Atelier de Costura, destinado a pessoas que se encontrem desempregadas e em situação socioeconómica vulnerável. Com a duração de seis meses, esta iniciativa visa também apoiar a procura activa de trabalho. Assim, além de fornecer novas ferramentas e competências, disponibiliza dicas e orientações ao nível de carreira profissional.
Entre as formandas, está uma jovem de 18 anos que não entrou no seu curso de Artes e gosta de costurar. Há também uma mãe senegalesa, viúva, com cinco filhos entre os 18 meses e os 14 anos, e uma senhora em situação de desemprego de muito longa duração, bem como outra cujo trabalho precário não permite fazer face a todos os compromissos financeiros mensais.
De acordo com Maria Emília Barros, presidente da associação Auxílio e Amizade, o programa «tem o intuito de ajudar famílias em situação de grave vulnerabilidade socioeconómica, com vista à construção da sua autonomia».
A participação da Allianz Partners Portugal materializa-se em voluntários que se juntam ao projecto, tal como explica o CEO Miguel Mello do Rego. «O nosso apoio e colaboração no Atelier de Costura promovido pela Associação Auxilio e Amizade representa para nós mais um passo à frente na missão de ajudar quem mais precisa. Mais do que uma formação, estamos a dar a oportunidade a um grupo de pessoas de aprender um ofício que pode proporcionar um melhor futuro. O nosso papel enquanto empresa é também promover acções que permitam a melhoria sustentada, proporcionando as condições necessárias para uma sociedade mais justa e equilibrada socialmente.»