Allianz: MoveNow. O poder do desporto para chegarmos às novas gerações

À medida que nos aproximamos do final de mais um ano, é importante que as marcas reflictam sobre as conquistas dos últimos meses e sobre o futuro. É nesta altura que as máquinas criativas das empresas se reúnem para analisar o impacto das parcerias desenvolvidas, o retorno das mesmas e os próximos passos. Estamos na fase de planear objectivos, rever parcerias e delinear a estratégia para o ano que se aproxima.

No contexto actual do mercado, é fundamental considerar o impacto das novas gerações e o papel das marcas na transmissão de mensagens relevantes direccionadas a um público mais jovem. No fundo, e sendo muito directo, as novas gerações representam os nossos futuros clientes. As marcas têm e devem adaptar a presença no mercado, de forma a conseguirem impactar a camada mais jovem da sociedade, sem nunca perderem a identidade. Este objectivo pode ser um desafio. Nem sempre é fácil encontrar a simbiose entre comunicar com o nosso público-alvo ao mesmo tempo que chamamos a atenção de um jovem de 16 anos, principalmente no mercado segurador. Na Allianz Portugal temos percorrido um caminho nesse sentido através da ligação ao desporto nacional, com iniciativas como a Allianz CUP no futebol e o Allianz Triple Crown no surf.

Com o foco em impactar um grupo etário mais jovem, quisemo-nos pôr em campo com acções mais concretas. Para isso, foi necessário um enquadramento prévio para percebermos onde melhor poderíamos actuar e fazer realmente a diferença. Com o cenário decorrente da pandemia, foi necessário compreender como algumas mudanças afectaram a forma como vivemos e o que fazemos. É evidente o sedentarismo e a falta de motivação das crianças e jovens em relação à prática de desporto de forma regular. E foi aqui que encontrámos o nosso ângulo de acção. Já somos conhecidos como a Seguradora do Desporto e somos orgulhosamente um dos principais patrocinadores dos Movimentos Olímpico e Paralímpico. No fundo, aproveitámos a nossa posição no mercado e adaptámo-nos ao objectivo de impactar as novas gerações. Com o apoio de um inquérito realizado a nível global, o grupo desenvolveu o programa “MoveNow”, com o objectivo de contrariar esta nova realidade e com o propósito de transmitir valores importantes para o futuro dos mais jovens.

Este inquérito comparou a actividade física de jovens dos 12 aos 24 anos antes, durante e após os mais recentes confinamentos da Covid-19. Durante este período, crianças e adolescentes foram privados de continuar as suas actividades desportivas regulares. Os resultados deste inquérito mostraram que 66% das crianças entre os 5 e os 15 anos e 51% dos jovens entre os 16 e os 24 anos foram menos activos durante este período.

O que observámos foi que enquanto 56% das crianças voltaram a praticar desporto com a mesma frequência anterior à pandemia, 39% perderam a motivação e demonstram dificuldade em voltar a ser activas. Relativamente aos jovens, este inquérito revelou resultados ainda mais preocupantes: um em cada dois adolescentes continua a resistir a voltar a uma rotina desportiva regular.

Estamos perante uma geração cada vez mais sedentária. É então importante (re)lembrar os benefícios que a actividade desportiva proporciona e é através do programa MoveNow que estamos empenhados em passar estas mensagens a um público mais jovem. Enquanto membros activos na sociedade é também nosso dever contribuir para a mesma. Queremos dar força à nossa missão de preparar a próxima geração para o futuro, incentivando o exercício do corpo e da alma.

Até ao momento desenvolvemos dois campos sob orientação dos nossos embaixadores: o MoveNow Camp Atletismo, com o Lenine Cunha, e o MoveNow Camp Canoagem, com o Fernando Pimenta. Para nós, e temos a certeza que também para todos os portugueses, estes atletas olímpicos são exemplos de preparação, resiliência e superação.

Como pudemos comprovar em primeira mão, a presença e envolvimento destes desportistas foram uma inspiração para os jovens presentes nestas iniciativas, transmitindo, através de várias histórias sobre experiências pessoais, a importância de uma prática de desporto consistente, com determinação e foco no objectivo. Tivemos o cuidado de envolver atletas com quem nos identificamos. Os valores e o percurso extraordinário destes campeões estão perfeitamente alinhados com os nossos, revelando o verdadeiro poder do desporto e como este pode ser transformador. Também nós, enquanto empresa, perseguimos a preparação, a superação, a resiliência e, sobretudo, o aperfeiçoamento do nosso grande objectivo – o foco no cliente. Sem esquecer a celebração de conquistas, tão vividas no desporto e com tanta aplicação na realidade do mundo e nos seguros.

A diversidade e envolvência dos jovens que participaram nestas iniciativas, e consequentemente também as dos seus pais, foram extremamente importantes para o programa. Contámos com adolescentes filhos de colaboradores da Allianz Portugal, filhos de mediadores, alunos da EPIS (Empresários pela Inclusão Social) e jovens que concorreram a um passatempo que lançámos nas nossas redes sociais. As reacções foram tão surpreendentes quanto gratificantes. Tocámos na vida deste grupo. Vimos amizades a serem criadas, companheirismo entre os mais novos e os mais velhos, resiliência e força de vontade, obstáculos a serem ultrapassados em equipa.

É a isto que aspiramos. Partimos de uma iniciativa global criada pelo Grupo Allianz e impactamos comunidades locais nos países onde a marca tem presença. Quando pensamos nos nossos clientes, vamos ainda mais além. Vamos até à importância de transmitir valores e confiança, a clientes, pais e também aos seus filhos. Que no final, serão os grandes decisores, os verdadeiros game changers de tudo o que nos espera, a todos, no futuro. Contem com a Allianz para lá chegarmos.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 328) da Marketeer.

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