Allianz: A Taça é nossa até 2024!
A Allianz é a seguradora do desporto, isso ninguém nos tira.
Durante os últimos anos, o posicionamento do Grupo Allianz tem sido muito claro no que diz respeito à estratégia no ecossistema do desporto, reforçando este compromisso em 2021, quando nos tornámos a Seguradora Oficial Mundial dos Movimentos Olímpico e Paralímpico, até 2028. Foi notável a adesão por parte de todas as nossas pessoas a este desafio, que desde então têm perseguido valores como a preparação, a superação, a resiliência e excelência técnica e, não menos importante, a celebração de conquistas – valores tão vividos no desporto e com tanta aplicação na realidade do mundo dos seguros. Na Allianz Portugal estamos em perfeito alinhamento com este posicionamento. E a nossa mais recente grande vitória, para a marca e para todos, é sem dúvida podermos dizer com toda a garra que nos caracteriza: a Taça é nossa!
Em 2018, demos um passo importante quando nos tornámos naming sponsor da Taça da Liga e assumimos de alma e coração a Allianz Cup. Durante quatro épocas, colaborámos com a Liga Portugal, com quem temos vindo a construir uma relação win-win muito sólida, em que beneficiamos mutuamente do posicionamento e força de ambas as marcas.
Construímos muito e gostamos de dizer que revisitámos o conceito de parceria. Trabalhámos de forma muito próxima para que esta competição conquistasse o seu espaço no panorama do futebol nacional e de forma a ficarmos ligados a algo que todos os portugueses acompanham com gosto, com paixão. Revelámos a competição que sagra o primeiro campeão da temporada, o Campeão de Inverno. Trouxemos inovação para o futebol, a par com o momento de transformação que toda a sociedade atravessa e nem mesmo uma pandemia conseguiu travar a determinação de levar este desporto a casa de todas as pessoas.
Transportámos a realidade aumentada aos ecrãs de todos os adeptos numa cerimónia de abertura que, num cenário de confinamento, apenas pôde contar com a presença de jogadores e principais intervenientes do jogo da grande final. Conquistámos valores recorde de audiência nas transmissões televisivas durante esse período e registámos, com enorme satisfação, que demos também aqui o nosso contributo para estarmos com todos aqueles a quem o futebol toca, num momento particularmente difícil em todo o mundo. E somos muitos!
E é este percurso intenso, com muitas outras boas histórias de sucesso para contar, que nos levou a anunciar a renovação desta parceria por mais duas temporadas: vamos levantar esta Taça até 2024.
Associar a marca Allianz a uma competição com um percurso identitário forte é um reforço claro de vontade de vencer, num compromisso de co-branding muito importante. Estrategicamente, esta posição é muito simples: queremos estar na memória dos portugueses como a seguradora do desporto e queremos estar presentes onde a grande maioria das pessoas está, no futebol, em momentos marcantes que geram emoção.
Estamos próximos e queremos passar uma mensagem muito clara. Deixámos para trás o cinzento indefinido dos seguros e a par com o posicionamento da marca, “Get ready for the best”, estamos inteiramente disponíveis e capacitados para acompanhar os nossos clientes ao longo das suas vidas, em todos os bons e, inevitavelmente, alguns maus momentos. Disponíveis para preparar pessoas, para usufruírem de tudo o que a vida tem de bom, para que o futuro possa acontecer ao seu ritmo e com os seus imprevistos. E, sim, os seguros têm este poder, esta capacidade de preparar pessoas – os nossos clientes, para que conquistem confiança e a garantia de que estão preparados caso algo inesperado aconteça.
A Allianz é a marca com mais anos de naming na Taça da Liga, o que também transmite muito a todas as partes envolvidas. A Allianz Cup tem vindo a conquistar a sua consistência e estabilidade, e todo o caminho percorrido desde a primeira época contribuiu decisivamente para uma presença muito marcante entre colaboradores, clientes, parceiros e mediadores. Começámos por dar nome à Taça da Liga, num momento de arranque difícil, em que mais uma vez fomos postos à prova para conseguir fazer vencer a associação da Allianz a este desporto. Neste momento, olhamos para os meios de comunicação e para a forma como as pessoas se dirigem a esta competição e vemos o território Allianz Cup a assumir novas fronteiras a cada dia.
É também muito importante mantermos em consciência um factor essencial subjacente a esta competição, que, com a colaboração extraordinariamente dedicada por parte da Fundação do Futebol da Liga Portugal, tem já o seu lugar de destaque na Allianz Cup: a Responsabilidade Social, através do futebol. Chegamos a milhões de pessoas, que dedicam pelo menos noventa minutos do seu tempo a acompanhar com paixão duas equipas e uma bola no relvado.
Temos aqui uma oportunidade extraordinária de sensibilizarmos todos estes adeptos para questões que nos implicam a todos. Campanhas de sensibilização que convertem golos em árvores e toneladas de alimentos, levar pessoas com incapacidades ao estádio, proporcionar encontros com ídolos do futebol, levar as novas gerações a tomar consciência destas realidades, que em tudo implicam um mindset mais alerta para a sustentabilidade que nos preocupa e afecta a todos, são alguns dos exemplos em que nos revemos nestas últimas épocas. E vamos seguramente continuar por aqui.
Marcado para dia 17 de Novembro, o arranque da época 2022-23 conta com as equipas das Ligas Bwin e Sabseg, que dão início à conquista do troféu que elege o Campeão de Inverno, num calendário ambicioso, que coloca o futebol nacional em destaque num momento em que também decorre o Mundial no Qatar. Quem gosta de futebol está seguramente feliz com este cenário de jogos. E a Allianz não podia estar mais satisfeita por fazer parte de mais este momento único do futebol português.
Vemo-nos em Leiria, já em Janeiro de 2023, com a próxima Final Four da Allianz Cup. Esta Taça, independentemente de quem a ganhar, também é nossa!
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 316) da Marketeer.