Algoritmo do Instagram não vai promover vídeos do TikTok
Por vezes, ao navegar pelas Stories ou Reels do Instagram, surgem vídeos do TikTok, ou seja, que foram feitos numa rede social e partilhados depois noutra. Porém, o Instagram não está contente com esta prática e já garantiu que o seu algoritmo não irá promover conteúdos com a marca de água da plataforma rival.
De acordo com o The Verge, o aviso faz parte de um conjunto de novas recomendações para os criadores, que ficam desde já alertados para o facto de que a reciclagem não é bem vista no Instagram. Dirigindo-se especificamente aos utilizadores do Reels, a rede social aponta ainda algumas dicas para o desenvolvimento de conteúdos originais que poderão ter melhores hipóteses de destaque.
O Instagram recomenda, por exemplo, que sejam partilhados vídeos verticais com músicas e sons disponíveis na biblioteca da rede social. Os criadores também poderão ter bons resultados se criarem uma tendência que poderá ser seguida por outros utilizadores, promovendo a participação e interacção. Estas tendências devem ser divertidas e promover o entretenimento.
No sentido inverso, Reels que sejam constituídos maioritariamente por texto, que tenham imagens desfocadas, marcas de água ou logótipos ou qualquer tipo de moldura não serão sugeridos com tanta frequência.
David Narasimhan, porta-voz do Instagram, diz que um estudo realizado pela plataforma evidencia o descontentamento dos utilizadores face a conteúdos de outras aplicações ou com má qualidade de imagem. Como consequência, o algoritmo está a ser adaptado para ter isso em conta, o que significa que pessoas que não sigam o criador que publicou um conteúdo desse tipo não terão tanta facilidade em encontrá-lo.