“Alfabeto das cores” chega ao Espaço Guimarães para que ninguém fique de fora

O “alfabeto das cores” vai ser implementado no centro comercial Espaço Guimarães através de uma parceria com o sistema de identificação de cores para daltónicos ColorAdd. A iniciativa pretende tornar o estabelecimento comercial um local mais inclusivo e diversificado, reduzindo as desigualdades entre as pessoas.

Dos parques de estacionamento às zonas de separação de resíduos, tanto para as equipas internas como para o cliente final, o código de cores estará disponível em todas as áreas do centro comercial – incluindo também a sinalética dos trincos de casa de banho. O Espaço Guimarães é o primeiro dos centros comerciais Klépierre a nível ibérico a receber o sistema ColorAdd, sendo que o objectivo é chegar a todos até ao final de 2022.

O sistema de cores ColorAdd foi criado em Portugal, mas com âmbito internacional, para tornar a comunicação mais eficiente, responsável e inclusiva, facilitando o dia-a-dia de quem tem dificuldade em distinguir as cores. O código permite, a quem tem discromatopsia, mais conhecida por daltonismo, identificar cores, sempre que estas são um factor de identificação, orientação ou escolha.

«Tudo se torna mais simples e motivador quando se sente que partilhamos os mesmos valores. E foi isso que aconteceu desde o primeiro contacto que tivemos com a Klépierre. Uma relação win-win-win, onde todos somos parte da solução e um exemplo de ‘boa prática’ na inclusão. Sem dúvida, uma implementação que queremos ver replicada e, inquestionavelmente, temos na Klépierre um parceiro de excelência para, em conjunto, promover internacionalmente uma sociedade mais inclusiva para todos», afirma, em comunicado, Miguel Neiva, criador do código ColorAdd.

Artigos relacionados