Alfa Romeo acelera no Facebook

Sem título_2A Alfa Romeo, fabricante de automóveis italiano fundado em Milão há mais de um século, lançou um carro desportivo – o 4C -, em Junho de 2013. Em Portugal, a marca do Grupo FIAT (e o seu parceiro Maxus, agência de meios do GroupM) encontrou no Facebook a plataforma ideal para prosseguir uma estratégia digital de grande impacto, integrada numa campanha digital que envolveu vários meios.

O Facebook foi escolhido como meio principal da campanha deste novo automóvel coupé tendo sido criada uma campanha de pré-lançamento. No centro da campanha estava um vídeo em que um membro do público teve a sorte de ter sido escolhido para acompanhar um test drive no 4C ao lado de Marc Gené, um ex-piloto de testes de Fórmula 1.

O vídeo, que mostra o trânsito a parar nas ruas de Madrid, foi promovido durante uma semana de Junho no facebook, através do Page Post Video Ads, anúncio de video que surge em mensagem no mural do target pretendido.

A Alfa Romeo apostou no vídeo embebido num post publicado no news feed (Page Post Video Ad), complementando com outros formatos publicitários da plataforma. Os anúncios tiveram como alvo mais de quatro milhões de utilizadores únicos em Portugal, e foram promovidos por anúncios no lado direito e anúncios de vídeo em mensagem. Quando as pessoas fizeram “like”, comentaram ou partilharam o conteúdo do vídeo no anuncio de vídeo, o mesmo surgiu directamente no feed de notícias (News Feed) dos seus amigos.

A campanha pretendeu não só chegar aos seus clientes mais fiéis, mas atrair um público mais jovem, fãs de carros desportivos e do desporto automóvel, maximizando as visualizações de vídeos e assim aumentar a notoriedade.

O resultado? Segundo a marca, “a campanha teve um forte impacto e um enorme sucesso na construção do reconhecimento da marca, tendo a marca alcançado os seus objectivos. O impacto gerado no Facebook gerou uma grande actividade de internautas nos motores de busca com a pesquisa “Alfa Romeo 4C” a atingir o seu maior volume de sempre, de acordo com o Google Trends. No total, 1.300.480 pessoas foram atingidas com a promoção do vídeo no newsfeed; 286.948 visualizações de vídeos foram efectuadas; e 12687 pessoas gostaram, 1725 comentários foram feitos, e 5345 partilhas. Luca Barca, Brand Marketing Communication Manager da Alfa Romeo, garante que o Facebook foi o canal em que tiveram os melhores resultados, «com um menor custo por visualização e maior impacto viral, com um número impressionante de partilhas».

 

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