Alexandre Soares dos Santos deixa Jerónimo Martins em Novembro

Jerónimo Martins Falta um mês para Alexandre Soares dos Santos deixar definitivamente a Jerónimo Martins. Razões pessoais, nomeadamente a vontade de desacelerar o ritmo, estarão na base da decisão.

A notícia foi divulgada ontem, em comunicado, pelo Grupo. Recorde-se que há quatro anos que Alexandre Soares dos Santos passou a presidência executiva ao filho, Pedro, tendo-se mantido contudo como chairman (cargo que reclamava desde 2004, quando a presidência da Jerónimo Martins foi assumida por Luís Palha da Silva).

Agora, o Grupo que em Portugal responde pela insígnia Pingo Doce, fez saber: «O Exmo. Sr. Elísio Alexandre Soares dos Santos informou que renuncia a partir do dia 1 de Novembro de 2013, por razões pessoais, ao cargo de Presidente do Conselho de Administração da Sociedade»

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa sublinha e destaca a forma de gestão de Alexandre Soares dos Santos. «A sua liderança e inspiração e a forma como sempre contagiou a organização com os valores – que lhe são tão caros – da disciplina, do trabalho e do respeito pela humanidade permanecerão como um exemplo para a gestão, que se compromete, hoje e sempre, a dar-lhes continuidade», lê-se. Sendo ainda destacado o seu papel enquanto líder histórico: «No momento em que Jerónimo Martins toma conhecimento da decisão de afastamento do seu líder histórico, e em nome dos mais de 60 mil colaboradores do Grupo em Portugal, na Polónia e na Colômbia, manifestamos ao sr. Soares dos Santos a nossa mais profunda gratidão pela visão estratégica e ousadia com que construiu, ao longo dos últimos 45 anos, o que Jerónimo Martins é hoje».

Alexandre Soares dos Santos tem hoje 79 anos. À liderança da Jerónimo Martins chegou em 1968, passando as funções executivas primeiro para Luís Palha da Silva, em 2004, e para o filho Pedro há quatro anos. Durante todo esse tempo manteve-se contudo como chairman e continuava a ser o rosto visível do Grupo.

Pedro Soares dos Santos entrou na Jerónimo Martins há 30 anos, tendo passado por todas as áreas de negócio e sido um dos mentores da operação na Polónia (Biedronka) e, agora, na Colômbia.

Artigos relacionados