“Alexa, consegues ir ao Espaço?” Sim, já este ano
Os próximos humanos a pisarem o solo lunar não vão estar sozinhos. A Alexa, a assintes de inteligência artificial da Amazon, vai viajar até ao Espaço, como parte da missão da NASA Artemis I, que pretende levar à Lua a primeira mulher e a primeira pessoa não-caucasiana.
Desenhada pela empresa aeroespacial Lockheed Martin, a cápsula onde os astronautas viajarão em direcção ao satélite da Terra chama-se Orion e inclui painéis interactivos, cuja tecnologia foi apelidada de “Callisto”. Desenvolvida em pareceria com a Amazon e a Cisco, esta solução conta ainda a ajuda da Alexa e da plataforma de videochamadas da Cisco, a Webex.
Citado pela Mashable, Howard Hu, Program manager na NASA, referiu que a tecnologia de activação por voz pode levar a já avançada Orion «ao próximo nível, permitindo que os sistemas computacionais interactivos das naves espaciais da ficção científica se tornem realidade para a próxima geração de exploradores».
E uma vez que o acesso à internet será limitado durante esta viagem, a Alexa está programada para responder a perguntas e pedidos pré-determinados. Além disso, a assistente digital será capaz de alterar a iluminação exterior da Orion. Tendo em conta que a inspiração para a criação da Alexa foi o computador da série “Star Trek”, a sua presença nesta nave espacial poderá ser vista quase como coisa do destino.