Alerta de esquemas de fraude (para roubar dados e dinheiro) relacionados com o EURO2024

A Kaspersky, empresa global de cibersegurança e privacidade digital, descobriu inúmeros esquemas fraudulentos criados para roubar dados e dinheiro. Tudo “ao abrigo” de ofertas relacionadas com o Euro 2024.

Os bilhetes falsos são um clássico. Ainda assim, continua a ser uma das fraudes em que mais pessoas são apanhadas. A empresa de cibersegurança descobriu um site que se faz passar por uma popular empresa alemã de energia e que oferece bilhetes para os jogos da competição. Ao avançar, os utilizadores são levados a preencher um formulário com os seus dados pessoais.

Por outro lado, foram descobertos esquemas que envolvem criptomoedas, em que se aproveita “a febre” da competição para se venderem moedas personalizadas com jogadores. Por exemplo,  a Kaspersky apanhou um esquema que envolvia moedas com o nome de Harry Kane, amplamente promovido nas redes sociais. Este fenómeno leva a que o preço das moedas aumente e, depois de estar inflacionado, os cibercriminosos vendem as suas participações, fazendo com que o valor da moeda caia em minutos.

Também “existem” plataformas de transmissão de cobertura exclusiva de jogos a custo baixo. A Kaspersky alerta para a fuga de dados pessoais e de pagamento, bem como o facto destes sites terem vulnerabilidades XSS incorporadas que dão acesso aos criminosos para controlar o browser.

Outro dos esquemas de fraude muito típico neste tipo de eventos tem que ver com o merchandising. Multiplicam-se as lojas de venda de produtos para adeptos e o crime espreita ao virar da esquina. Os peritos descobriram lojas  online que vendem uniformes, cachecóis, chapéus e tudo o resto com um desconto de 40%. O artigo “comprado” acaba por nunca aparecer.

Olga Svistunova, especialista em segurança da Kaspersky alerta: “Estes esquemas em torno de grandes eventos seguem um padrão familiar – os autores das fraudes mudam simplesmente o isco com base nas tendências atuais. No entanto, não os devemos subestimar, pois estão constantemente a adaptar-se e a encontrar novas formas de lucrar. ”

 

Artigos relacionados