Viseu recebe os World Cheese Awards. Há milhares de queijos para provar sem pagar

Entre os dias 15 a 17 de novembro a cidade de Viseu vai transformar-se na capital mundial do queijo, com o arranque oficial da edição de 2024 dos World Cheese Awards.

Pela primeira vez em Portugal, e ao longo dos 3 dias, haverá milhares de queijos, vinhos e produtos regionais para provar com um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico abertos ao grande público e de acesso gratuito

Viseu será palco de uma edição histórica ao receber a maior delegação portuguesa de sempre, com 182 queijos na corrida aos “Óscares do Queijo” e cerca de 100 stands de produtores nacionais na Tenda Viseu.

Será um fim de semana repleto de atividades em torno do queijo, com visitas guiadas ao recinto dos World Cheese Awards que incluem degustações de uma seleção de queijos acompanhadas por um membro do júri (mediante inscrição, com um custo de 10 euros por pessoa), uma feira de produtores, provas e apresentações de produtos, bem como harmonizações de vinhos com queijos.

No total, a Arena World Cheese Awards 2024, instalada no Pavilhão Multiusos de Viseu, contará com 2400 metros quadrados, onde terá lugar o maior concurso mundial de queijos e a cerimónia de entrega de prémios.

Além desta área, os visitantes poderão percorrer os 1500 metros quadrados da Tenda Viseu, reservada aos produtores da região, com mais de 100 stands, e que reúne também algumas das mais exclusivas marcas mundiais do setor e patrocinadores internacionais.

Ao longo dos 3 dias do evento, haverá ainda provas comentadas, degustações, workshops de queijos e produtos regionais, oito sessões de showcooking com alguns dos melhores chefs nacionais, música ao vivo, diversas atividades em torno do queijo e muitas surpresas.

“É uma oportunidade única para provar milhares de queijos, não só os melhores que podemos encontrar pelo mundo, mas sobretudo alguns dos mais exclusivos”, salienta Bruno Filipe Costa, food expert e impulsionador da vinda do evento para Portugal, destacando ainda a possibilidade de, “a par deste mergulho enriquecedor no melhor que a produção queijeira mundial tem para oferecer, descobrir e conhecer de perto os produtores nacionais e regionais que tanto nos orgulham e que projetam diariamente os queijos portugueses além-fronteiras, num tributo ao incrível e incomparável legado de produção queijeira das diversas regiões do país.”