Alegro Setúbal promove “hora silenciosa” para receber pessoas com autismo
A partir do próximo domingo, dia 28, o centro comercial Alegro Setúbal vai introduzir algumas medidas temporárias para poder acolher melhor receber pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Desligar a música e reduzir a iluminação serão algumas das medidas implementadas.
Denominado “Hora silenciosa”, este projecto surge em parceria com a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Setúbal. O objectivo passa por “promover a inclusão social e contribuir para uma maior consciencialização da população sobre esta condição, enquanto proporciona um ambiente inclusivo a todos e permite uma maior integração das pessoas com PEA na vida quotidiana”, conforme explica o Alegro Setúbal em nota de imprensa.
Para tal, no último domingo de cada mês, durante a primeira hora de funcionamento (das 10h às 11h), o centro comercial terá diversas iniciativas para permitir uma visita mais tranquila por parte destas pessoas. Além das já enunciadas, vai ainda durante estes períodos: parar a circulação de carrinhos de recolha de lixo, parar as escadas rolantes de acesso ao piso 2, distribuir tampões auriculares descartáveis (junto ao balcão de informações, no piso 1), entregar um guião informativo aos visitantes para um melhor acolhimento e incentivar os colaboradores a utilizarem os telemóveis em modo silencioso.
«A implementação da “Hora silenciosa” no Alegro Setúbal reforça o nosso compromisso em acolher a diversidade, criando um impacto positivo na nossa comunidade. Os centros comerciais são cada vez mais espaços de uso misto para compras, serviços e lazer e queremos, com esta iniciativa, alargar a nossa missão social e democratizar o acesso a todos», refere Miguel Lopes, Territory manager do Alegro Setúbal.