Aldeias de Xisto renovam imagem com os «desafios que se avizinham» em mente

A ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto revela um rebranding visual da marca, que tem como objectivo reflectir o posicionamento estratégico e reforçar a identidade e notoriedade do projecto.

«O posicionamento estratégico da marca Aldeias do Xisto é uma evolução a pensar no futuro e nos desafios que se avizinham. Os valores de responsabilidade, ecocentrismo, mundividência, experimentação e activismo são agora reforçados e permitirão que a marca continue a gerar atractividade para o seu território, estimulando um desenvolvimento social e territorial sustentável e integrado», explica, em comunicado, Bruno Ramos, coordenador da ADXTUR.

A nova imagem está, então, assente em quatro eixos: Viver, Investir, Criar/Aprender e Usufruir, que têm a missão de atrair e fixar pessoas, projectos e investimentos no território. O rebranding chega ainda acompanhado de um novo site, que apresenta todos os recursos, eventos e oferta num mapa e que abre as portas aos consumidores.

Desenvolvida pelo Atelier Nunes e Pã, a nova marca baseia-se em formas geométricas desenhadas a partir de uma matriz e é representada por dois elementos: o símbolo e o logotipo. O símbolo, elemento figurativo, é constituído por rectângulos e triângulos que representam, no seu conjunto, uma casa construída com pedras de xisto justapostas. O logotipo é constituído pelo texto que nomeia as Aldeias do Xisto, elaborado com a tipografia Epura Bold da autoria do designer Luis Bandovas para a NovaType Foundry.

«Uma marca não é só a sua identidade visual e verbal, constrói-se no dia-a-dia com vivências, sentimentos, generosidade e atributos que se reflectem na nossa maneira de estar dentro da organização. Uma estratégia pensada e aplicada a longo prazo empodera a percepção da marca, criando uma imagem mental favorável ao seu posicionamento», salienta o designer João Nunes, do Atelier Nunes e Pã.

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