Ala dos Namorados de mãos dadas com CTT para fazer nascer sonhos

De uma parceria entre a Ala dos Namorados e os CTT nasceu a iniciativa Postal de Natal que foi esta tarde dada a conhecer num evento que se realizou na ‘Loja dos Sonhos’, nos Restauradores. «Inspirados e desafiados pela Ala dos Namorados, convidamos os portugueses a escreverem sobre um sonho num postal, recuperando a tradição de escrever à mão aos amigos e familiares. Convidamos os portugueses a devolver as boas-festas com a partilha dos seus sonhos», conta João Bento, CEO dos CTT. A banda e os CTT vão depois escolher os 10 sonhos mais inspiradores para integrarem o videoclipe do single “Pra Onde Irão”, do novo álbum “Brilhará”, um trabalho que assinala os 30 anos da banda.

Filipa Nascimento, directora de Comunicação e Marca dos CTT, confidenciou à Marketeer que esta parceria não se esgota nesta acção, prosseguindo em moldes que a profissional prefere, para já, não revelar até por ainda estarem a ser desenhados alguns detalhes. Certo é que «os CTT vão acompanhar estes senhores durante algum tempo com a ideia dos postais e da comunicação escrita».

João Gil, dos Ala dos Namorados, sublinha que esta não é uma parceria qualquer. Envolve a música “Pra Onde Irão” que foi escrita por Zeca Baleiro, durante a pandemia, «numa perspectiva de grande esperança no futuro, apesar da incerteza e dos tempos difíceis que vemos no mundo», conta.

Pela primeira vez o álbum dos Ala dos Namorados não tem um suporte físico. «É uma revolução na nossa vida, fruto dos tempos. E há um paradoxo que é, por um lado, fazemos um convite para usar as novas tecnologias para ouvirem o disco (ao acederem através do código no postal), por outro convidamos as pessoas a recorrerem ao analógico e escreverem à mão neste postal.» João Gil acredita que quando escrevemos à mão «pensamos duas vezes no que estamos a escrever e provavelmente o acto é mais reflectido. Quando escrevemos à mão é mais do que escrever: é a passagem de uma sinceridade».

‘Loja dos Sonhos’

Destinadas a concretizar o desejo de crianças carenciadas, de várias instituições, foram hoje inauguradas pelos CTT – Correios de Portugal as duas ‘Loja dos Sonhos’, uma em Lisboa, nos Restauradores, e outra no Porto, no Palácio dos Correios.

Abertas durante o mês de Dezembro a miúdos e graúdos, as ‘Loja dos Sonhos’, além da componente solidária acolhendo as cartas do Pai Natal Solidário CTT (que este ano passam do plano digital também para o físico), vão ter várias actividades para os mais pequenos, que vão desde escrever a carta ao Pai Natal à possibilidade de tirarem fotografias ‘para mais tarde recordar’. «É uma forma de tangibilizar a ideia do Pai Natal Solidário», explicou João Bento.

Filipa Nascimento salienta que a ‘Loja dos Sonhos’ nasceu para reforçar a acção cartas do Pai Natal Solidário que, desde 2009, permite realizar os sonhos de milhares de crianças que todos os anos escrevem ao Pai Natal Solidário dos CTT. «É uma forma de dar vida a um projecto do qual nos orgulhamos muito e que, graças à generosidade de todos, já permitiu entregar mais de 17 mil presentes.»

Os CTT pediram a crianças até aos 12 anos, de várias dezenas de instituições de solidariedade, para escreverem as suas cartas ao Pai Natal, com os presentes que mais gostariam de receber. Os interessados em participar nesta iniciativa devem entrar em www.painatalsolidario.pt, seleccionar a carta que pretendem “apadrinhar” e indicar o seu nome e o e-mail para fazer a reserva. Depois, dispõem de três dias úteis para passar em qualquer Loja CTT e entregar o presente, indicando o número da respectiva carta. O presente a oferecer deve ser novo e não deve estar embrulhado, assegurando os CTT a entrega à respectiva instituição. «A notoriedade da iniciativa e a vontade dos portugueses em apadrinhar é tanta que ainda a página estava em testes e já havia quem estivesse a apadrinhar», comenta o CEO lembrando que os CTT são apenas o agente que viabiliza a iniciativa «que não funcionaria sem os padrinhos».

A iniciativa do Pai Natal Solidário permite com o apoio das instituições concretizar sonhos de crianças desfavorecidas, sob a alçada de um dos valores fundamentais da marca: a proximidade. «Recebemos as cartas, digitalizamo-las e convidamos os portugueses a apadrinhar uma carta e concretizar o sonho de uma criança que não tem o privilégio de ter o sonho concretizado de outra forma.»


Carta ao Pai Natal

A Carta ao Pai Natal é uma acção que os CTT fazem desde 1985, lembrou João Bento, sendo um estímulo para que os portugueses voltem a escrever à mão e convidem as suas crianças a fazê-lo. «Qualquer carta que seja dirigida ao Pai Natal e que seja colocada num marco de correio, mesmo sem selo, não só é entregue como tem uma resposta», lembrou salientando que os CTT respondem, em média, a 150 mil cartas por ano ao Pai Natal. «É uma acção que a marca faz por missão e por interesse pelas populações», sublinha Filipa Nascimento.

Texto de Maria João Lima

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