Al Jazeera reforça presença nos EUA com aquisição

A estação televisiva Al Jazeera, detida pelo governo do Qatar, anunciou que chegou a acordo para adquirir o canal norte-americano Current TV, detido parcialmente por Al Gore, antigo vice-presidente dos Estados Unidos da América (EUA).

Os valores envolvidos no negócio não foram revelados, mas um conjunto de analistas ouvido pela Reuters estima que o acordo tenha sido alcançado por aproximadamente 500 milhões de dólares (381,6 milhões de euros). A operação permitirá que a Al Jazeera aumente a sua penetração no mercado norte-americano, chegando a cerca de 40 milhões de lares logo no arranque, segundo a própria – a estação televisiva do Qatar já tinha presença nos EUA através do canal Al-Jazeera English, que está disponível em cerca de 4,7 milhões de casas.

O negócio foi anunciado por Joel Hyatt, co-fundador da Current TV e um dos principais accionistas do canal, a par de Al Gore. Em comunicado, citado pelo The Wall Street Journal, o empresário explica que concordou com a venda em parte porque «a Al-Jazeera foi fundada com os mesmos propósitos que a Current», nomeadamente «dar voz a todos aqueles que não são habitualmente ouvidos» e «falar a verdade sobre o poder».

Apesar da aquisição, a Al-Jazeera planeia reformular a Current TV, que passará a ser designada por Al-Jazeera America, e que irá competir, no segmento informativo, com canais como CNN, MSNBC e Fox. A Al-Jazeera America deverá arrancar ainda este ano, ficando sediada em Nova Iorque, e deverá aumentar o número de colaboradores da Al-Jazeera nos EUA para 300 pessoas, adianta a estação televisiva do Qatar.

Actualmente, a Current TV chega a 60 milhões de lares dos 100 milhões equipados com televisão por cabo nos EUA, mas tem enfrentado alguns problemas com operadores e baixas audiências. Pouco depois do anúncio do acordo, a Times Warner Cable, que leva a Current TV a 12 milhões de casas, anunciou que iria romper o contrato com o canal. Restam as operadoras Comcast Corp e DirecTV, que servem o canal em 22,4 e 19,8 milhões de lares, respectivamente.

O canal Current TV foi co-fundado em 2005 por Al Gore (antigo vice-presidente da administração de Bill Clinton, entre 1993 e 2001) e pelo empresário Joel Hyatt, com o objectivo de ser um canal informativo apoiante do Partido Democrata.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...