Airbnb vai dar casa a trabalhadores essenciais e voluntários na luta contra a pandemia
A Airbnb vai garantir alojamento temporário a trabalhadores essenciais e voluntários que trabalham diariamente contra a propagação do novo coronavírus. A iniciativa tem como ponto de partida a Airbnb.org, nova organização sem fins lucrativos que tem como missão garantir casa em tempo de crise, através de uma parceria com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e a Community Organized Relief Effort (CORE).
«A Airbnb.org é uma prova da generosidade da nossa comunidade e do poder de uma ideia que começou com uma anfitriã há oito anos e se transformou num movimento de compaixão e hospitalidade», explica Joe Gebbia, co-fundador da Airbnb e presidente do Conselho de Administração da nova associação.
Em 2012, uma anfitriã da Airbnb disponibilizou a sua casa às pessoas afectadas pelo furacão Sandy, inspirando a plataforma a criar um projecto com este propósito. Começou como um programa que agora evolui para uma associação que coloca, para já, o foco na COVID-19 mas que também aponta a pessoas desalojadas, trabalhadores humanitários ou refugiados, por exemplo.
Segundo a Airbnb, mais de 100 mil anfitriões já se ofereceram para disponibilizar as suas casas e garantir alojamento a 75 mil pessoas através dos programas Open Homes e Alojamentos de Linha da Frente, que agora passam a ser conhecidos como Airbnb.org.
A nova associação irá contar com 400 mil acções da Airbnb e um donativo de seis milhões de dólares dos co-fundadores Joe Gebbia, Brian Chesky e Nate Blecharczyk. Numa primeira fase, estão já prometidos dois milhões para apoiar a IFRC e a CORE.
Qualquer anfitrião pode juntar-se à Airbnb.org e oferecer alojamento gratuito ou com desconto a pessoas afectadas por catástrofes naturais, por exemplo. Quem o fizer receberá um distintivo especial no seu perfil para reconhecer a generosidade e o compromisso.