Airbnb impede jovens de arrendarem casas em Espanha e França
Para travar a realização de festas que possam ser um foco de propagação da COVID-19, o Airbnb anunciou que vai testar um novo sistema que impede os jovens com menos de 25 anos de arrendarem casas através da plataforma. A nova regra será testada em Inglaterra, França e Espanha, que estão entre os países mais afectados pela pandemia.
De acordo com o Airbnb, a medida apenas será aplicada nos três países aos utilizadores menores de 25 anos que tenham um rating inferior a três estrelas e que queiram arrendar casas inteiras perto da sua zona de residência. Assim, qualquer pessoa que tenha um rating superior a três estrelas na plataforma, não tenha críticas negativas ou queira arrendar apenas um quarto – seja de uma casa ou de um hotel -, pode continuar a fazê-lo. Também não haverá qualquer restrição ao arrendamentos de casas que fiquem afastadas da zona de residência dos jovens.
«A restrição tem como objectivo proteger as comunidades locais, ao mesmo tempo que continua a permitir aos hóspedes mais jovens arrendarem fora da sua área local», explica o Airbnb. Além disso, a plataforma defende que as novas regras destinam-se a «diminuir o comportamento anti-social e a realização de festas não autorizadas.»
Esta medida de restrição que está a ser implementada em Inglaterra, França e Espanha segue a mesma lógica de outras medidas semelhantes que já foram criadas pela plataforma nos Estados Unidos da América e no Canadá. Tudo começou no ano passado como uma resposta do Airbnb às queixas dos proprietários e de vizinhos em relação à realização que festas envolvendo grandes grupos de jovens, mas com a crise pandémica a plataforma decidiu agora tomar acções mais restritivas.