Airbnb explica como viver em Lisboa a quem marca estadias longas
O teletrabalho tem permitido que cada vez mais pessoas façam viagens de longa duração e continuem a executar as suas tarefas profissionais a partir de outros países. Portugal é uma dessas opções, especialmente a capital, e para ajudar na integração dos hóspedes a Airbnb lançou o guia “Bem-vindo a Lisboa” com dicas sobre como viver a cidade tal como um habitante local, respeitando os diferentes bairros e comunidades.
Este guia faz parte do compromisso de turismo responsável anunciado pela Airbnb para apoiar a recuperação das viagens e fomentar um turismo mais sustentável. O documento inclui informações fornecidas por anfitriões, como a utilização de transportes públicos, onde experimentar alimentos produzidos por empresas locais, como reduzir e reciclar o lixo, entre outros.
De acordo com a plataforma, só em 2021, em Portugal houve um crescimento de quase 90% nas estadias de longa duração através da Airbnb, em comparação com 2019, sugerindo que as pessoas estão a abraçar a nova flexibilidade encontrada para viver e trabalhar em qualquer lugar.
Os anfitriões em Portugal estão também conscientes da procura deste tipo de estadias e Lisboa e Porto apresentam a maior percentagem de alojamentos que estão prontos para acolher estadias de longa duração, com quase 50% da oferta com a possibilidade de reservar este tipo de estadias.