Airbnb e PSP juntas para garantir estadias seguras em Portugal

A Airbnb tem vindo a promover diversas medidas que têm como objectivo proporcionar estadias seguras e responsáveis para hóspedes e anfitriões em Portugal este Verão.

Estas medidas incluem uma parceria com a PSP para combater a fraude nas férias, uma nova ferramenta de verificação de identidade e uma tecnologia de verificação de reservas.

As novidades passam então por:

Airbnb passa a exigir que todos os hóspedes e anfitriões verifiquem a sua identidade antes de reservarem ou receberem viajantes

É importante para os hóspedes e anfitriões na Airbnb poderem confiar que as pessoas na plataforma são quem dizem ser. A verificação de identidade é uma parte importante da construção dessa confiança na comunidade. Por essa razão, a Airbnb exige que todos os hóspedes que reservam casas e que os anfitriões principais que recebem reservas globais na Airbnb concluam o processo de verificação de identidade.

Lutar contra a fraude com a Polícia de Segurança Pública

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Airbnb juntaram-se para emitir novas orientações destinadas a aumentar a sensibilização para as burlas em matéria de viagens, ajudar a combater a fraude e manter as pessoas seguras online quando efetuam reservas.

Sistema de qualidade de alojamento

Para além dos comentários dos hóspedes, o sistema analisa considerações como cancelamentos de anfitriões e questões relacionadas com o serviço de apoio ao cliente para obter uma imagem global da qualidade e fiabilidade dos anúncios na plataforma. Neste contexto, foram removidos mais de 12 mil anúncios em todo o mundo desde Abril de 2023 que não cumpriam as normas em matéria de fiabilidade e qualidade dos anfitriões.

Prevenir festas através da nova tecnologia de verificação de reservas

No seguimento de as festas terem sido banidas na Airbnb, foi lançada em Portugal uma tecnologia de verificação de reservas, que visa reduzir o risco de festas perturbadoras, tomando medidas para identificar potenciais reservas de alto risco e impedir que sejam feitas. Desde que a proibição de festas entrou em vigor em Agosto de 2020, a Airbnb registou uma queda de 55% na taxa de denúncias de festas em todo o mundo.

Reduzir o ruído com a Minut

Através da parceria da Airbnb com a Minut, os anfitriões em Lisboa puderam obter um sensor de ruído gratuito para ajudar a detetar e resolver potenciais problemas – tudo isto respeitando a privacidade dos hóspedes. Além disso, a Linha de Apoio ao Bairro permite que os vizinhos falem directamente com a Airbnb sobre preocupações em relação a uma casa próxima que acreditam estar listada na Airbnb, em caso de haver uma festa em curso ou outras situações perturbadoras.

Artigos relacionados