
Airbnb aposta na expansão e quer tornar-se a “Amazon das viagens”
O aluguer de alojamentos de curta duração já não é o único negócio da Airbnb. A empresa está a expandir-se com o objetivo de se tornar uma plataforma completa para viagens e habitação, à semelhança da diversificação da Amazon.
O CEO, Brian Chesky, anunciou um investimento entre 200 e 250 milhões de dólares para lançar novas funcionalidades na aplicação, previstas para maio de 2025.
Chesky comparou a estratégia da empresa ao crescimento da Amazon, que começou com livros e evoluiu para uma vasta gama de produtos. O objetivo é que a Airbnb seja um espaço único para todas as necessidades de viagem e habitação, indo além do alojamento.
A Airbnb pretende que os utilizadores recorram à aplicação com mais frequência e que possam planear as férias, ou qualquer outro deslocamento que obrigue a viagem e alojamento, de uma forma mais rápida e completa.
Atualmente, a maioria usa-a uma ou duas vezes por ano, mas a ambição da empresa é que passe a ser usada semanalmente.
No quarto trimestre de 2024, a Airbnb registou 2,48 mil milhões de dólares em receitas, um crescimento de 12% face ao ano anterior. No total do ano, a faturação atingiu 11,10 mil milhões de dólares. O mercado respondeu positivamente aos planos de expansão, levando a uma subida de 14% nas ações da empresa.