Ainda usa o cartão Viva Viagem no Metro? Agora pode passar os torniquetes com o smartphone

Agora é possível viajar na rede do Metro de Lisboa e pagar o bilhete aproximando simplesmente o cartão de débito ou crédito contactless, ou dispositivo de pagamento – smartphone ou smartwatch -, dos validadores com o símbolo contactless (disponíveis em toda a extensão do Metro de Lisboa). Desta forma, elimina-se o típico carregamento prévio com um bilhete de transporte.

Esta novidade resulta de uma parceria que envolveu o Metropolitano de Lisboa e as empresas Visa, Indra, Cybersource, Littlepay e Unicre. Os equipamentos instalados, pela Indra, nos canais de acesso fazem a leitura do cartão e debitam automaticamente o valor da viagem na conta do utilizador.

No total foram instalados 1.504 leitores sem contacto em 752 canais de validação, tendo sido necessário o desenvolvimento de software com as adaptações para a integração do pagamento EMV – Europay Mastercard and Visa.

«Trata-se de uma modalidade de pagamentos de títulos que não envolve transações em numerário, nem perda de tempo para adquirir o bilhete ou carregar o cartão Viva Viagem. Com esta nova funcionalidade o Metropolitano de Lisboa está a contribuir para a melhoria da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa e para a descarbonização e sustentabilidade ambiental, pois ao realizar o pagamento de forma totalmente electrónica consegue-se, também, reduzir substancialmente a utilização de papel. O Metropolitano de Lisboa é o único operador da cidade em que esta nova tecnologia se encontra implementada em toda a rede e passa a posicionar-se como um dos operadores mais avançados à escala global em termos de serviço público oferecido», salienta o Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos.

Gonçalo Santos Lopes, Country Manager da Visa Portugal, acrescenta que com o lançamento do pagamento direto e contactless nos canais de acesso à linha, o Metro de Lisboa inaugura uma nova forma de usufruir deste transporte, mais simples, mais fácil, mais segura e mais conveniente, tanto para aqueles que trabalham e vivem na cidade, como para as pessoas que a visitam. «Os pagamentos electrónicos tornam os transportes públicos mais eficientes e atractivos, mas também contribuem para uma cidade mais amiga do ambiente.» O responsável da Visa em Portugal refere o papel fundamental da Cybersource, «uma solução Visa, que tem sido fundamental para dar vida a este projecto. Muito teve que acontecer nos bastidores para que fosse possível implementar no Metro de Lisboa uma tecnologia que permita pagamentos contactless em toda a sua rede».

Nesta nova modalidade de pagamento, as viagens têm o custo normal de 1,65 euros (para toda a rede do Metropolitano de Lisboa).

O Metro de Lisboa reforça a campanha “Passe o cartão, não a carteira”, que apela aos clientes para validarem a sua viagem apenas com um cartão, evitando pagamentos duplicados. Os clientes devem validar correctamente os seus títulos de transporte, cartões bancários e dispositivos contactless, separadamente.

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