Águas do Algarve lembra importância de poupar água
A sério que coloca a máquina de lavar a roupa a trabalhar apenas com uma peça? Ou que mantém o chuveiro sempre ligado durante o banho? Estes são dos dois cenários apontados na mais recente campanha de comunicação da Águas do Algarve, que pretende sensibilizar a população para a importância de não desperdiçar um dos recursos mais preciosos do planeta.
“O valor da água ultrapassa o seu valor monetário – a água é um recurso essencial à vida e fundamental para o desenvolvimento social e económico das sociedades”, lembra a empresa em comunicado, sublinhando que ainda há uma parte significativa da população mundial que não tem acesso a água potável e a saneamento.
A Águas do Algarve considera que o valor da água e do sector que lhe está associado não é percepcionado da forma mais adequada pela generalidade da sociedade civil, resultando em desperdício ou em críticas ao preço da água. Segundo a empresa, apesar de ser uma das contas mais baixas – face a telecomunicações ou electricidade, por exemplo –, está na origem de muitas reclamações.
“Esta situação faz com que, frequentemente, as discussões no âmbito do sector, e no espectro político, ‘afunilem’ para a questão das tarifas, simplesmente porque as pessoas não têm uma perspectiva real sobre a importância deste recurso na sua vida (excepto quando falta na torneira…)”, lamenta a Águas do Algarve.
A nova campanha surge neste sentido, lembrando e promovendo um consumo mais consciente da água e, ainda, uma consciência colectiva sobre o valor da água.