Água Monchique: Também é um Monchique lover?

Continuar a inovar com sustentabilidade, mas também desenvolver uma relação cada vez mais próxima com os consumidores, carinhosamente apelidados de Monchique Lovers, são os principais pilares da estratégia da Água Monchique para continuar a reforçar a sua posição no mercado das águas engarrafadas em Portugal. Actualmente um dos maiores players, e uma referência no sector das águas minerais, a marca tem vindo a ganhar espaço nos carrinhos de compras, «resultado de um esforço de toda uma equipa mas, sobretudo, o reconhecimento de que é oferecido um produto de alta qualidade», explica Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.

O mercado das águas é exigente e o público que o constitui é cada vez mais informado e conhecedor. «Temos que continuar o nosso processo de desafio interno, de estimular a inovação, de desafiar os nossos parceiros a acompanhar-nos nessa “inquietação” constante para surpreender sempre o nosso consumidor », sublinha Vítor Hugo Gonçalves, acrescentando que «os Monchique Lovers são únicos». Os consumidores da marca são próximos, atentos e críticos, mas também apaixonados, fiéis e preocupados com o mundo que os rodeia, são interventivos e partilham dos mesmos valores, forma de ser e de estar. «Os nossos consumidores são atentos à sua saúde e ao seu bem-estar», vinca a mesma fonte. E, nesse sentido, «o consumo de água tem vindo a registar um crescimento estável ao longo de toda a jornada», sem momentos ou ocasiões que se destaquem por entre as demais.

Para garantir a manutenção desta relação, a Água Monchique investe numa comunicação muito próxima dos Monchique Lovers. Até porque a força da marca, a abrangência territorial que tem e que procura conquistar diariamente, bem como o público diversificado no consumo de informação/comunicação, obrigam a uma presença multicanal. Exemplo disso é a aplicação móvel myMonchique: «Somos a única empresa de água a disponibilizar uma app.» A myMonchique “oferece” aos utilizadores uma panóplia de funcionalidades, associadas a um estilo de vida saudável e mais ecológico – como a mecânica de gamificação através da qual é incentivada a reciclagem de embalagens em troca de pontos que poderão ser, depois, transformados em recompensas.

A aplicação disponibiliza ainda a função de monitorização de consumo de água com análise de dados e respectivo histórico (também com a possibilidade de ganhar pontos), um assistente virtual (Aqua) que sugere e aconselha o consumo de água para a manutenção de níveis de hidratação saudáveis e uma secção de conteúdos in-app/notificações (FAQ, notícias, dicas, promoções) do universo Monchique. Mais recentemente, os utilizadores passaram a dispor de uma funcionalidade de geo-referenciação, que permite consultar e identificar novos pontos de venda da Água Monchique no mapa de Portugal, «mas o potencial desta ferramenta não está esgotado e o futuro trará muitas novidades».

Ainda no mundo online, a aposta vai muito para as redes sociais e para o próprio portal, com link directo para a loja online e para o blog “Estar com Bem-Estar”. Já no que aos meios offline diz respeito, a Água Monchique está presente em rádio, imprensa, TV, grandes formatos, entre outros. Destaque ainda para os patrocínios e para o apoio aos mais variados eventos.

«As parcerias têm essencialmente que reflectir o nosso espírito. A Monchique tem uma ligação forte ao desporto e é nesta área que temos concentrado grande parte dos patrocínios. Futebol, judo, padel, atletismo, ciclismo, golfe, ténis, andebol, running, natação, são algumas das modalidades a que temos estado associados. Desde 2021 que temos estado presentes na ModaLisboa, numa parceria de sucesso para continuar.»

MENOS PLÁSTICO, MAIS ÁGUA

A actual gama de produtos Água Monchique disponibiliza taras em PET (340 ml/510 ml/720 ml/1,5 L/5 L), em vidro (37,5 cl/75 cl) e embalagem Bag-in-Box (EcoPack de 10 L). Este último formato foi lançado no ano passado, tal como a garrafa Monchique ECO 100% Reciclada, descrita como «a primeira garrafa de água no mercado totalmente produzida a partir de PET reciclado». Ambos os produtos têm «registado uma aceitação extraordinária por parte dos Monchique Lovers».

Os lançamentos mais recentes evidenciam uma preocupação clara da marca: «A sustentabilidade é hoje uma dimensão incontornável em qualquer área de negócio. Mas deve ser entendida num sentido mais lato e transversal.» Há que ter em conta a vertente ligada ao ambiente e ao planeta, mas também o impacto económico e social que as empresas devem ter em prol do bem comum.

No caso da Água Monchique, e dado que o PET é a matéria-prima por excelência do sector, procuram desenhar soluções que passam pela diminuição da utilização do plástico, pela incorporação de plástico reciclado e, ainda, pelo desenvolvimento de materiais alternativos. Para lá do plástico, a marca tem vindo a adoptar um conjunto de medidas na unidade produtiva que permitiram, por exemplo, receber o certificado de Energia Verde, que atesta que 100% da energia consumida é proveniente de fontes renováveis. Esta preocupação conduziu, ainda, à criação do novo Departamento de Inovação, Digitalização e Sustentabilidade: «Os consumidores esperam que as empresas e as marcas sustentáveis actuem também em prol do bem comum, de uma forma responsável e inequívoca. Esta é uma exigência incontornável.»

A par da preocupação com a sustentabilidade, a Água Monchique pretende distinguir-se também pela forma de actuar e estar no mercado, pautada por valores como a transparência, o respeito pelo meio ambiente e pelas pessoas. Vítor Hugo Gonçalves refere que a insígnia acredita em relações de confiança e de proximidade, respeita os compromissos assumidos com os colaboradores, comunidade e meio ambiente e «é este carácter que transforma a Água Monchique na referência que orgulhosamente é hoje».

Outros elementos distintivos serão o packaging – uma combinação de inovação, sustentabilidade, elegância e sofisticação – e a própria água. «Felizmente, temos a sorte de ter um produto com características únicas, tendo sido a sua qualidade alvo de inúmeras distinções nos últimos anos, com especial destaque para o passado recente», acrescenta o responsável. Em 2021 e 2022, recebeu o galardão Produto do Ano – Inovação Premiada pelos Consumidores e, este ano, foi distinguida pelo Monde Selection de La Qualité com um Grande Ouro, dois Ouros e, ainda, três Estrelas Douradas pelo International Taste Institute.

EM CRESCENDO

Quando a Sociedade da Água de Monchique (SAM) iniciou a exploração desta água, a empresa era bem mais pequena do que é hoje, contabilizando 16 colaboradores e colocando, anualmente, no mercado, cerca de 5,5 milhões de litros. Ao longo dos últimos 30 anos, «operou-se uma verdadeira revolução, que transformou a Água Monchique num dos grandes embaixadores do Algarve e de Portugal no mundo».

Com um novo posicionamento, a SAM foi introduzindo «pequenas grandes inovações que marcaram o panorama das águas minerais em Portugal», incluindo na forma de falar de água. Importava demonstrar ao consumidor que não são todas iguais e a opção pelas tampas das garrafas em tom grená surge precisamente nesse sentido: «Foi uma das primeiras alterações efectuadas e que permitiu uma identificação e distinção imediatas da marca.»

Em 2018, acontece um dos momentos-chave para a SAM. Através de um investimento de 8,5 milhões de euros, instala novas linhas de produção, assentes num modelo de indústria 4.0. Este investimento permitiu duplicar a capacidade de engarrafamento, passando dos 70 milhões para 140 milhões de litros/ano e, com isso, «disputar a liderança do mercado das águas minerais em Portugal».

Já em 2021, a empresa atinge um número recorde de litros de água vendidos: 100 milhões. A este momento marcante junta-se o investimento na internacionalização, nomeadamente através do fortalecimento da presença em mercados como a China, EUA, Espanha, Médio Oriente e Diáspora Portuguesa.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Águas e Sumos”, publicado na edição de Setembro (n.º 314) da Marketeer.

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