Água de Monchique: Uma água portuguesa com certeza

A existência de uma água mineral natural única e hiperalcalina, obtida a 900 metros de profundidade na Serra de Monchique, cujos benefícios associados ao seu consumo, do ponto de vista da saúde, da nutrição e do bem-estar, são amplamente estudados e divulgados, é conhecida e apreciada há centenas de anos.

A 16 de Dezembro de 1992, a Sociedade da Água de Monchique (SAM) adquiriu a concessão da exploração desta Água e com ela uma empresa com 16 colaboradores, que engarrafava e colocava por ano no mercado cerca de 5,5 milhões de litros.

Apostando num novo posicionamento e com uma administração que ambicionava transformar a Água Monchique num dos grandes embaixadores do Algarve e de Portugal no mundo, a SAM foi introduzindo pequenas inovações que marcaram o panorama das águas minerais em Portugal. A opção pelas tampas das garrafas em tom grená foi uma das primeiras alterações e permitiu uma identificação e distinção imediatas da marca.

No ano de 2018 tem início uma grande mudança na estratégia da empresa que, adoptando um modelo de indústria assente no 4.0, aposta na inovação e no desenvolvimento de soluções tecnológicas e ambientalmente sustentáveis.

O investimento de 8,5 milhões de euros destinado à instalação de novas linhas de produção duplicaria a capacidade de engarrafamento, passando para 140 milhões de litros/ano, posicionando a SAM como um dos grandes players, disputando a liderança do mercado das águas minerais em Portugal.

2021 é um ano marcante nos resultados da empresa, que atingiu o seu número recorde de litros de água vendidos: 100 milhões. A par deste crescimento, a solidez da empresa passa também por alavancar a sua estratégia de internacionalização, nomeadamente através do fortalecimento da presença em mercados como a China, EUA, Espanha, Médio Oriente, bem como mercados da diáspora portuguesa.

O aumento da capacidade de engarrafamento determinou o reforço e a contratação de recursos humanos, cujo bem-estar e justa retribuição são uma preocupação da administração.

A criação do Departamento de RH e Felicidade, liderado por Filipa David, é uma evidência da importância que a empresa atribui à atracção e retenção do talento e à forma como os colaboradores se identificam com os seus valores e missão.

«O envolvimento, o reconhecimento, a transparência, a partilha, o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores são essenciais para a nossa actuação como empresa. A Filipa David tem um papel fundamental na missão de tornarmos os nossos colaboradores mais felizes», refere Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.

Localizada no interior algarvio, que se debate com inúmeros problemas de captação e fixação de população, motivados também pela escassez de oportunidades profissionais, a Água Monchique é um dos maiores empregadores da região.

Dos mais de 70 colaboradores, cerca de 90% – obedecendo a um dos critérios utilizados pela empresa na selecção de candidatos – são oriundos de Monchique ou dos concelhos vizinhos. Esta prorrogativa é encarada como um desígnio, uma forma de contribuir para a dinamização e sustentabilidade local.

Para enaltecer a dedicação dos colaboradores ao longo dos anos de maior instabilidade, a SAM aumentou, no início da pandemia, 10% todos os salários, pagando actualmente 16 salários anuais e seguro de saúde, entre outros benefícios.


INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Para além de disponibilizar ao mercado um produto único, amplamente reconhecido pela sua singular composição físico-química e que foi recentemente distinguido pelo júri do International Taste Institute com o galardão “Superior Taste Award”, a Água Monchique diferencia-se também pelo seu posicionamento, pela proximidade ao consumidor e por uma aposta em devices que transformam e enriquecem a experiência de consumo.

Esta aposta constante no desenvolvimento de soluções inovadoras conduz, no início de 2022, a uma reorganização interna e à criação do novo Departamento de Inovação, Digitalização e Sustentabilidade, sob a coordenação de Nuno Horta. Ao novo director cabe a responsabilidade de dar continuidade ao caminho que a empresa tem vindo a percorrer no sentido de consolidar e reforçar o desenvolvimento de novos produtos e de novas formas de chegar ao consumidor e, sobretudo, de continuar a afirmar a diferença no mercado.

A sustentabilidade, a inovação e a digitalização são, segundo o CEO da SAM, «três pilares fundamentais no futuro das empresas e com os quais a Água Monchique está, desde há largos anos, comprometida. Temos vindo a fazer o nosso caminho com uma grande ambição e com uma enorme vontade de continuar a dar o nosso contributo para o desenvolvimento do sector. A criação deste departamento surge integrada numa cultura empresarial que olha para o futuro alinhada pelos valores que consideramos essenciais. O Nuno Horta é um excelente profissional. A sua capacidade de trabalho e de acrescentar valor será um factor determinante no dinamismo da Água Monchique», conclui.

É esta especial apetência pela tecnologia e pela inovação que vai permitir fazer chegar ao mercado, dentro em breve, o primeiro dispensador de água munido de inteligência artificial by Monchique – o Nommo Smart Water Pump. Um device de alta qualidade, direccionado para o grande público, revolucionário e que permite um novo nível de conveniência através da criação de um ecossistema de encomendas e de entrega rápida.

Além de ser um dispensador de água automático, com controlo total do fluxo, o Nommo Smart Water Pump pode também apreender os hábitos de consumo e encomendar automaticamente mais garrafões antes do consumidor ficar sem stock. Desenvolvido pela Sociedade da Água de Monchique, em parceria com a Quantum Leap e a Nommo Technology, este será o primeiro dispensador de água português a chegar ao mercado.

De recordar ainda que a Sociedade da Água de Monchique é a primeira empresa de água mineral a disponibilizar uma app – a myMonchique – que oferece aos utilizadores um ambicioso plano de funcionalidades, associadas a um estilo de vida saudável e mais ecológico.

Mas a inovação está também presente no desenvolvimento do packaging da Água Monchique, que é sustentável e amigo do ambiente. Um trabalho reconhecido e valorizado pelo sector e pelos seus players, mas também pelos consumidores. A prova é a distinção conquistada pela Monchique Sport 100% e pelo Ecopack Monchique 10 L como Produto do Ano de 2022.

Já em 2021, a marca tinha sido distinguida com o mesmo galardão pela inovação no desenvolvimento das novas embalagens, nomeadamente no que se refere ao alargamento da gama e à integração de novos materiais.


CERTIFICADO ENERGIA VERDE

A busca pela sustentabilidade ambiental é uma missão diária na Sociedade da Água de Monchique. Recentemente, deu mais um importante passo na busca pela ambicionada neutralidade carbónica com a atribuição do Certificado de Energia Verde.

Este selo certifica que a energia consumida na unidade de produção da Sociedade da Água de Monchique provém, em exclusivo, de fontes renováveis. «Esta transição para energia verde assume-se como um marco fundamental na história e no percurso de uma empresa que está, desde há vários anos, comprometida com valores de sustentabilidade efectivos e reais. Como organização ambientalmente responsável, a obtenção deste certificado é um enorme orgulho para a Família Monchique », destaca Vítor Hugo Gonçalves.

A transição para a energia verde vem juntar-se a um conjunto de outras medidas que têm vindo a ser adoptadas e implementadas pela SAM, no âmbito da estratégia global de crescimento sustentável. «Cabe-nos a enorme responsabilidade de assegurar a vida das gerações futuras. Este é um compromisso transversal a toda a sociedade e que não podemos continuar a adiar. Esta certificação é uma garantia adicional para os nossos Monchique Lovers, que sabem que quando estão a comprar um produto Monchique estão, convicta e activamente, a contribuir para um futuro mais verde e saudável», refere o CEO.

Com uma aposta consistente na inovação e no desenvolvimento de novas soluções que aportem valor ao sector, a Água de Monchique mantém sempre os altos padrões de qualidade que lhes são amplamente reconhecidos.

Hoje, a Sociedade da Água de Monchique afirma-se, dentro e fora de Portugal, pela inovação e pelo pioneirismo, assumindo e implementando as políticas sociais e ambientais inerentes e absolutamente indispensáveis a uma empresa com esta dimensão, responsabilidade e posicionamento.

Já vai longo o caminho percorrido por esta pequena empresa, onde «o segredo do sucesso está na conjugação de um produto único com a ambição e o sonho de ser uma referência mundial no sector», remata Vítor Hugo Gonçalves.


E
ste artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 309) da Marketeer.

Artigos relacionados