Agency Scope revela as melhores marcas, campanhas, agências e profissionais em Portugal
A Scopen divulga os resultados da 11.ª edição do Agency Scope de Portugal, barómetro realizado de dois em dois anos em 11 países, no qual se analisam as tendências da indústria do Marketing e Comunicação, com o objectivo de entender o desempenho das agências no seu trabalho com os Anunciantes, recolhendo a opinião dos Markeeters/Responsáveis de Comunicação de Portugal, numa entrevista individual.
Este ano, o Agency Scope reuniu um total de 300 marketeers que participaram neste estudo, representando 355 marcas anunciantes, cuja sondagem foi realizada entre os meses de Abril e Outubro de 2023.
A mais recente edição conta algumas novidades, tendo sido alargado o âmbito de avaliação das agências às áreas do Digital e da Comunicação/PR.
As marcas em destaques, as melhores campanhas e as estratégias mais admiradas
Segundo os resultados, a IKEA é nomeada a marca destacada com melhores projecto de branded contente em 2023, seguida do Lidl, do Continente, da Vodafone e da Super Bock. Já as melhores campanhas pertencem ao Lidl (“Tachos do Lidl”), à Vodafone (“Natal, Saúde Mental”), à Super Bock (“Rótulos, Põe tudo em copos limpos”), à NOS (“Natal, Carrocel”) e à IKEA (“O design é para todos”).
No que toca às marcas com melhores campanha revelação de 2023, o top 5 é composto por: BPI (Apoio à Selecção de Futebol Feminino, “It’s a girl”), Dove (Redes sociais, “Selfie invertida”), Intermarché (“Super de lá”), Sagres (“Sem cerimónias”) e Zippy (Teste de gravidez).
Já os cinco lugares referentes às marcas mais admiradas são ocupados pelo Lidl, pela IKEA, pela Apple, pela Super Bock e pela Vodafone. As marcas revelação, por sua vez, são a Worten, a Galp, a The Walt Disney Company e a Tesla.
Os marketeers mais admirados
O Agency Scope 2023 distingue também os profissionais de marketing e de PR mais admirados. No top 15 da primeira categoria estão: Tiago Simões (Continente), Filipa Appleton (Continente), António Fuzeta da Ponte (Worten), Leonor Dias (Vodafone), Bruno Albuquerque (Super Bock), Mónica Sousa (IKEA), Rita Torres Batista (NOS), Patrícia Coelho (Control), Susana Coerver (Kindoloy/Ideators.CC), Constança Macedo (BPI), Sérgio Carvalho (Fidelidade), Rui Nabeiro (Delta Cafés), Catarina Barradas (EDP), Luís Lobato Almeida (Interm/Jerónimo Martins) e Teresa Burnay (Unilever).
Na segunda categoria constam: Rui Cabrita (EDP), Tiago Ferreira (Delta Cafés), Nádia Reis (Continente), Diogo Sousa (Galp), Leonor Dias (Vodafone), Nuno Magalhães (Central de Cervejas), Maria Graça Borges (Grupo Super Bock), Margarida Nápoles (NOS), Cláudia Domingues (IKEA), Teresa Lameiras (SIVA), Inês Simões (Ageas), Raquel Neves (Altice/MEO), Elena Aldana (Lidl), Erik Burns (Millennium bcp) e Rui Pedro Batista (The Navigator).
Os marketeer revelação, pela ascensão no ranking e pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido no último ano, são António Fuzeta da Ponte (Worten), Bruno Albuquerque (Super Bock), Mónica Sousa (IKEA) e Constança Macedo (BPI).
Os profissionais das agências mais admirados
São também distinguidos neste estudo os profissionais das agências mais admirados pelos entrevistados para obter os resultados. Em Criatividade/Digital, são considerados os melhores profissionais: Nuno Jerónimo (O Escritório), Duarte Durão (Nossa), Edson Atayde (FCB Lisboa), Susana Albuquerque (Uzina), João Ribeiro (Stream & Tough Guy), Tiago Canas Mendes (O Escritório), Tomás Froes (Dentsu Creative), Erik Lassche (Fullsix/Havas CX), Miguel Ralha (Bar Ogilvy), João Madeira (Fuel), Tiago Viegas (The Hotel), Judite Mota (VMLY&R), Pedro Santana (Fuel), Miguel Durão (Stream & Tough Guy) e Vasco Thomaz (Judas).
Já em meios destacam-se: Sandra Alvarez Batista (PHD), Rita Amzalak (Havas Media), Rui Freire (Initiative), Fernanda Marantes (Grupo Havas Media), Rodrigo Albuquerque (Arena Media), Luís Mergulhão (Omnicom Mediagroup), Francisco Teixeira (Group M), Maria João Oliveira (Wavemaker), Alberto Rui (IPM Mediabrands), Bernardo Rodo (OMD), Bruno Almeida (Essence Mediacom), José Dias Pinheiro (Group M), Filipe T. Pereira (Nova Expressão), Teresa Oliveira (Mindshare) e Samuel Godinho (Dentsu).
Por fim, em comunicação/PR, estão: Salvador da Cunha (Lift), Miguel Moreira Rato (Adagietto), Tiago Vidal (LLYC), Catarina Vasconcelos (LPM), Marlene Gaspar (LLYC), José Franco (Corpcom), António Cunha Vaz (CVA), Domingas Carvalhosa (Wisdom), Renato Póvoas (Guess What), André Gerson (GCI), João Pedro Ferreira (Adagietto), José Bourbon Ribeiro (HK Strategies), João Líbano Monteiro (JLMA), Ana Margarida Ximenes (Atrevia/Lift) e Luís Paixão Martins (LPM).
As melhores agências de 2023 em Portugal
O Agency Scope distingue as melhores agências em Portugal em 2023 de acordo com cinco categorias, cada uma com quatro parâmetros (cinco no caso da Network Criativa). Assim:
Agência ideal/exemplar:
Criativa: 1. O Escritório; 2. Uzina; 3. Nossa
Digital: 1. Fullsix; 2. Pepper; 3. Adagietto
Meios: 1. Havas Media; 2. Wavemaker; 3. Initiative
PR: 1. Lift; 2. H+K Strategies; 3. Adagietto e Corpcom
Agência mais atractiva:
Criativa: 1. O Escritório; 2. Havas; 3. Uzina
Digital: 1. Fullsix; 2. Havas e O Escritório; 3. Initiative
Meios: 1. Havas Media; 2. Dentsu Creative; 3. Initiative
PR: 1. Lift; 2. H+K Strategies; 3. LLYC
Melhor avaliação no mercado
Criativa: 1. O Escritório; 2. Stream & Tough Guy; 3. Uzina
Digital: 1. Fullsix; 2. Pepper; 3. Havas
Meios: 1. Havas Media; 2. Initiative; 3. Wavemaker
PR: 1. Lift; 2. H+K Strategies; 3. Adagietto
Melhor avaliação de clientes
Criativa: 1. Wunderman Thompson; 2. Uzina e Nossa; 3. McCann e O Escritório
Digital: 1. Fullsix; 2. Pepper e Wunderman Thompson; 3. Adagietto
Meios: 1. Havas Media; 2. Initiative e Mindshare; 3. PHD
PR: 1. Corpocom; 2. Lift; 3. H+K Strategies e Adagietto
Network Criativa:
Notoriedade Espontânea: 1. Havas; 2. Bar Ogilvy; 3. Fuel
Ideal: 1. Havas, Bar Ogilvy e Fuel; 2. BBDO e McCann; 3. VMLY&R
Atractiva: 1. Havas; 2. Wunderman Thompson; 3. Fuel
Clientes: 1. Wunderman Thompson; 2. McCann; 3. Fuel
Mercado: 1. Fuel; 2. Fullsix; 3. Havas