Agência Razão assina nova marca de mobilidade de Barcelos
Barcelos tem uma nova marca que representa a mobilidade intermodal do município. Tuba é o nome escolhido para este projecto, que integra diferentes meios de transporte e que promete ser uma nova forma de estar na cidade. A ideia é convidar quem nela vive ou trabalha e quem a visita a optar pela bicicleta, comboio ou autocarro, por exemplo.
O nome, a identidade visual e o conceito de comunicação da nova marca são da autoria da Razão, agência responsável também pelo desenho do sistema de informação e sinalética.
“O Tuba marca o novo ritmo desta cidade minhota e, apesar de apontado ao futuro, homenageia o rico património cultural e histórico da região. Esta é uma identidade que só podia ser de Barcelos”, indica a Razão em comunicado.
A inspiração para este projecto nasce no Figurado de Barcelos, descrito como expressão máxima da cultura desta cidade. Trata-se de uma influência transversal às diferentes áreas que fazem parte do Tuba e surge nas suas diferentes aplicações de marca, desde os veículos aos logótipos, passando pelas cores das linhas e pelas representações pictográficas dos meios de transporte.
Segundo a Razão, o novo sistema de mobilidade de Barcelos entrará em vigor até ao final do Ano, mas o Tuba “já define, nas ruas da cidade, os novos ritmos que se avizinham”.