Agência portuguesa integra projecto de luta contra a malária no Uganda
Chama-se Possibility e é uma agência portuguesa de design que tem como missão “ajudar as empresas a construir um futuro mais sustentável”. Do seu portefólio faz parte a Matibabu, uma startup na área da saúde que promete revolucionar o processo de diagnóstico da malária no Uganda.
Sediada em Aveiro, a agência nasceu em 2010 pelas mãos de Pedro Gomes, que estudou Arquitectura e Design em Lisboa e já trabalhou com marcas mundiais como HTC, Huawei e LG. Nesta fase, a empresa designava-se Pedro Gomes Design. A mudança de nome para Possibility deu-se já este ano: a crise da COVID-19 e os novos desafios que se avizinham fizeram com que o fundador da empresa “se questionasse enquanto designer e empreendedor”. A reflexão resultou na mudança de rumo da agência e numa nova forma de fazer e pensar o design.
Agora, a Possibility define-se como uma agência que tem uma “abordagem única na criação de novas possibilidades sustentáveis de crescimento de negócio”. Com uma equipa multidisciplinar, a agência oferece uma experiência que junta produto, marca e marketing numa só oferta, “sempre com o mesmo objectivo: criar um futuro melhor e mais sustentável para as futuras gerações.”
É neste sentido que surge a colaboração com a Matibabu, empresa que desenvolveu um dispositivo móvel que detecta os sinais de contágio da malária, em menos de dois minutos, sem ser preciso tirar sangue. A estratégia da marca ficou a cargo da agência portuguesa, que desenvolveu todos os aspectos da comunicação. “Foi através da uniformização da linguagem de design e comunicação levada a cabo pela Possibility que a Matibabu conseguiu o investimento necessário para avançar com o projecto. Além disso, o trabalho da Possibility teve ainda como foco o redesign do protótipo de validação de tecnologia, o que permitiu à Matibabu testar, validar e aprimorar o dispositivo”, explica a agência.
Além desta empresa, do portefólio da Possibility fazem parte clientes como a Gjosa (empresa suíça que desenvolveu uma solução tecnológica para a poupança de água) ou a BotsAndUs (empresa britânica que tem como missão tornar a robótica mais acessível e intuitiva), entre outros.