Agência com ADN português Atlatinc New York abre portas… num barco
Criada pelo português João Coutinho e pelo brasileiro Marco Pupo, a nova agência Atlantic New York “quer trazer uma brisa de ar fresco a uma indústria que respira um ar poluído”. A inovação começa pelo escritório, que se situa num barco de 1930, ancorado em Red Hook, Brooklyn, no estado norte-americano de Nova Iorque.
Depois de muitos anos a trabalhar para agências internacionais, esta dupla pretende agora usar o melhor que aprendeu e “fazer bom trabalho de uma forma mais humana e diferente”, segundo é explicado em comunicado. A par da irreverência na localização da sua sede, a Atlantic New York diferencia-se ainda pela sua filosofia de trabalho própria, chamada “método contracorrente”.
O pensamento consiste em analisar constantemente para onde vão as correntes e as tendências e, propositadamente, experimentar o que está no lado oposto. Esta mentalidade é aplicada a todas as etapas do negócio: desde a forma como são criadas estratégias a como se organizam equipas, processos internos, entre outros.
«Não é ser contra-corrente apenas só por ser, não somos rebeldes ou activistas. Até agora, os nossos clientes têm aceitado muito bem esta forma de trabalhar e o resultado vai sempre reflectido nas ideias», diz João Coutinho.
«É um pensamento que nos ajuda a evoluir constantemente porque, a partir do momento em que percebemos que estamos a fazer alguma coisa que está dentro das ‘correntes’, temos a oportunidade de olhar para nós mesmos e tentar encontrar outra forma de fazer as coisas», acrescenta Marco Pupo.
O plano é manter esta forma híbrida de trabalho mesmo após a pandemia, até porque o barco onde estão agora é um lugar inspirador para receber clientes e que permite às equipas trabalhar em pessoa quando desejarem. Também será a casa de eventos que a agência organiza ocasionalmente.
Recentemente, a Atlantic New York lançou a sua primeira campanha global para a marca high-fashion Reem Acra, em parceria com o Snapchat. Além disso, a agência foi convidada pelo #BreatheWithMe Revolution para desenvolver uma nova marca do zero – que veio a receber o nome Black America ReFund – e assumiu o papel de sócia-fundadora da By The Network, uma rede global de agências independentes.