Agência New Creativity aposta em nova área de negócio

Lançada há menos de seis meses, a New Creativity avança, agora, com a apresentação de uma nova área de negócio de comunicação interna e formação em comunicação para empresas. Nuno Simões, fundador e CEO da New Creativity, salienta que «existe uma oportunidade no mercado nesta área e que há poucas agências de comunicação focadas neste segmento».

Acresce ainda o facto de a New Creativity ter uma parceria com a Both People & Comms, «especialista em comunicação interna e na formação de executivos, com mais de 20 anos de experiência», lembra o responsável garantindo que esse é um activo de diferenciação, confiança e credibilidade.

Menos de seis meses depois, desde a criação da New Creativity, que balanço faz desta aposta?

O balanço de menos de seis meses de existência da New Creativity é bastante positivo. O nosso trabalho tem sido muito bem recebido por parte de marcas, empresas e parceiros e sentimos que há claramente espaço para crescer e desenvolvermos a nossa actividade e o que mais gostamos de fazer. Um trabalho de comunicação 360º baseado na proximidade, confiança, criatividade e no propósito de fazer sempre melhor. O facto de sermos uma agência que nasceu no meio de uma pandemia permite-nos ter uma estrutura flexível que nos aproxima dos clientes e com uma resposta rápida e mais económica. Pretendemos ser uma extensão do departamento de marketing, comunicação, comercial ou de recursos humanos. Serviços 360º, um só account com uma equipa multidisciplinar e experiente trabalham em projectos de diversas áreas com um único objectivo: o sucesso e satisfação dos nossos clientes. Os clientes têm menos recursos (humanos, tempo e dinheiro) e pretendem sempre mais, respostas melhores e mais criativas, pelo que se conseguirem ter uma reunião com um único parceiro que lhe resolva da melhor forma vários assuntos é o ideal.

Qual a equipa actual da New Creativity?

A equipa da New Creativity é uma equipa multidisciplinar e experiente, estando estruturada para ser flexível e permitir uma resposta rápida e próxima aos clientes e parceiros. É constituída por profissionais seniores, experientes, e técnicos/especialistas nas diferentes áreas de actuação da agência.

Quais os clientes que tem a New Creativity e quais as áreas em que são trabalhados?

Temos clientes de diferentes sectores. Da indústria farmacêutica e do retalho estamos a trabalhar ao nível da definição estratégica de comunicação, assessoria de imprensa e public affairs. No sector da saúde, sector público e seguros estamos a trabalhar em eventos e activação de marca. Na consultoria financeira e de vinhos estamos a trabalhar nas áreas de consultoria estratégica de comunicação, branding e desenvolvimento de site.

Porquê a decisão de lançar, agora, uma nova área de negócio da agência?

São dois os motivos que nos levam a apostar na área de comunicação interna e formação em comunicação para empresas.

Primeiro, verificámos que existe uma oportunidade no mercado nesta  área e que há poucas agências de comunicação focadas neste segmento. Segundo o estudo ibérico que realizámos – “Next Normal” – verificou-se que a comunicação interna não era suficientemente reconhecida e valorizada nas empresas, mas que ganhou grande relevância com a pandemia. As empresas precisam agora, e no futuro, de mais apoio nesta área, sendo preciso formar e capacitar os seus gestores e líderes para a mudança de alguns hábitos, bem como incrementar a comunicação estratégica (e duradoura no tempo) junto dos recursos internos, que são os primeiros embaixadores de qualquer empresa, independentemente da sua dimensão ou área de actividade.

O segundo motivo para lançar esta nova área de negócio relaciona-se com o facto de termos uma parceria com a Both People & Comms que é especialista em comunicação interna e na formação de executivos, com mais de 20 anos de experiência, o que constitui um activo de diferenciação, confiança e credibilidade.

Temos, assim, todas as condições reunidas para apostar nesta nova área de comunicação interna e formação em comunicação para empresas. Do nosso portefólio de formação fazem parte os módulos: Public Speaking e apresentação de impacto; Liderança & empowerment feminino; Storytelling: a arte de contar histórias; Marca pessoal para gestores de topo; Comunicação & liderança; Comunicação & change management e Comunicação & liderança à distância.

As formações, nesta fase, são on-line, para grupos até 10 pessoas, em inglês ou castelhano, personalizadas à realidade de cada empresa, sendo formações muito práticas e com feedback constante.

Era uma solicitação que sentiam por parte dos clientes?

Mais do que uma solicitação directa por parte dos clientes foi uma necessidade de mercado que constatámos, não só pelos resultados do estudo ibérico “Next Normal”, como pelo conhecimento que temos do mercado e pelo ouvir da nossa própria network.

Já têm clientes nessa nova área? Se sim, quais?

A área de comunicação interna e formação em comunicação para empresas está a ser lançada agora, pelo que estamos a iniciar a sua comunicação, contudo já temos sessões de media training agendadas. Em Espanha, o nosso parceiro Both People & Comms, com mais de 20 anos de experiência e 5.000 formações realizadas, tem trabalhado com clientes como Seat, Bayer, Sanofi, Zurich, entre outros.

Têm trabalhado em parceria com outras agências/profissionais independentes do mercado?

Na New Creativity trabalhamos com vários parceiros, uma vez que acreditamos que o conhecimento de diferentes áreas agrega e gera valor à proposta final que entregamos aos nossos clientes.

A Both People & Comms é nosso parceiro para o mercado ibérico e estamos, neste momento, a avaliar outros mercados, nomeadamente América Latina.

Em Portugal, trabalhamos em parceria com outras agências de design, merchandising ou de influencers em que acrescentamos valor com a nossa experiência na área de eventos, digitais e híbridos, activação de marca e de consultoria de comunicação e PR.

Acredito que se houver mais cooperação e partilha de know how as empresas crescem mais rápido e, sobretudo, conseguem oferecer um melhor serviço aos seus clientes. Temos de ser disruptivos e procurar soluções e ideias que acrescentem valor ao mercado.

Este era o ano certo para se lançar num novo projecto?

Acredito que em momentos de crise, mesmo como os deste atípico 2020, há sempre oportunidades. E a criação da New Creativity, além de ser uma evolução normal do meu percurso profissional, constitui a oportunidade para implementar e desenvolver o meu próprio projecto com as premissas em que acredito genuinamente: compromisso, rigor, ética e criatividade, e assente nos pilares que, na minha visão, devem pautar a actividade de comunicar e que são paixão, entrega e diversão. Pilares a que estão subjacentes três verbos essenciais a quem comunica: ouvir, criar e implementar.

Para além disto, o mercado em tempos de crise exige mudança, as marcas e empresas querem fazer diferente, captar novos clientes, em novos canais e de forma criativa, assumir e vincar o seu propósito, aumentar e reforçar a sua reputação. É fundamental para o mercado que surjam novas agências com sangue novo para marcarem estas mudanças.

Acredito que em 2021 as empresas vão querer uma oferta mais integrada de serviços, mas acima de tudo equipas multidisciplinares.

Texto de Maria João Lima

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