Agarrava-se a um desconhecido para fugir ao trânsito? Já há moto-táxi em Portugal
O mercado de TVDE acaba de ganhar um novo player em Portugal, mas com uma características distintiva: em vez de motoristas a bordo de um carro, a Ixat disponibiliza viagens de motociclo. Moto-táxi é o termo utilizado para descrever o serviço disponibilizado por esta startup portuguesa, que se estreia este mês junto dos utilizadores.
Lisboa, Porto e Algarve são as primeiras regiões a receber a Ixat, mas o objectivo da plataforma de mobilidade urbana é alargar o raio de acção, progressivamente, a todos os distritos de Portugal Continental. Seja qual for o destino, a ideia é garantir aos utilizadores viagens mais convenientes, uma vez que será mais fácil fugir ao trânsito em cima de uma mota.
«É a única plataforma que disponibiliza motas com condutor, com os segmentos de Maxi Scooter e Turismo, sendo a maioria 100% eléctricas, as nossas Green Go», afirma Pedro Marques, empresário e investidor na Ixat.
Além disso, há também benefícios para os motoristas. «Somos a app que cobra a comissão mais baixa do mercado, o que nos permite aumentar a rentabilidade dos motoristas que nos servem e cobrar menos aos utilizadores», refere Tiago Lousada, co-fundador e ex-atleta profissional de natação.
Elisabete Anjos, advogada e também co-fundadora da Ixat, acrescenta ainda que esta é uma opção mais simples e rápida, mas também sustentável. Seguindo o lema “Ixat, a tribo que se movimenta, mais barata e responsável na cidade…”, a startup apresenta ainda o serviço de estafeta e, no futuro, ambiciona chegar a mais ramos de actividade.